Começa montagem de quadras, arquibancadas e estruturas em locais que vão receber o JUBs 2023

Publicada em 05/10/2023 às 18:41
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

O clima festivo do esporte já está contagiando Joinville que trabalha nos preparativos finais para sediar os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2023, a maior competição universitária da América Latina, entre os dias 8 e 21 de outubro. Cerca de 5 mil pessoas devem chegar à cidade nos próximos dias.

As competições ocorrerão em diferentes locais da cidade: na Expoville, que será o principal local dos jogos, no Centreventos Cau Hansen, no Centro de Treinamento Ivo Varella, Ginásio Municipal de Esportes Mário Timm, Ginásio Abel Schulz, Univille, Associação Atlética Tupy e no Joinville Tênis Clube.

“Fizemos melhorias em nossas instalações e estamos nos últimos detalhes, recebendo a parte de infraestrutura, fazendo os acertos das instalações esportivas que vão receber os eventos. A equipe da Sesporte também está se preparando para atuar nas áreas funcionais do evento”, explica a secretária de Esportes de Joinville, Caroline Rodrigues.

Além da infraestrutura, a principal mudança que poderá ser vista pelo público é a parte comunicação visual que foi inspirada em símbolos de Joinville, como o emblemático Moinho da entrada da cidade. As peças incluem banners, backdrops, palcos e arenas de competição que irão caracterizar totalmente os espaços com a identidade dos JUBs.

>> Confira as últimas informações sobre os JUBs Joinville 2023

Expoville será o ponto central dos JUBs

A Expoville será o principal local de jogos dos JUBs 2023. Lá, serão realizadas provas de todas as modalidades, exceto voleibol e tênis. Para receber os jogos e o público, estão sendo instaladas arquibancadas, duas quadras de 40×20 metros, quadra de basquete, áreas de luta e de tênis de mesa.

Também será montado o Boulevard dos Atletas. Nesse espaço de convivência serão realizados os eSports. Para tanto, serão instalados diversos equipamentos com aparelhos de TV, computadores, telas de LED, cadeiras e bancadas para a realização dos jogos eletrônicos que terão a participação de mais de 200 atletas.

No Boulevard dos Atletas também estará o palco de premiação dos jogos e serão realizadas ações de entretenimento e ativações de patrocinadores. Ainda na Expoville irá funcionar o restaurante exclusivo para atletas, onde serão servidas as refeições do almoço e jantar. O café da manhã eles farão nos hotéis que estão hospedados.

Atração para o público e incentivo ao esporte

Além de ser uma grande celebração para os atletas, os Jogos Universitários Brasileiros são uma atração especial para o público que está convidado a prestigiar os jogos. A entrada é gratuita em todos os locais.

Também haverá transmissões dos jogos pela internet, pelo canal da CBDU no YouTube e pela plataforma de streaming Twitch. A programação completa do JUBs 2023 estará disponível nas redes sociais da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Para a secretária Caroline Rodrigues, sediar a 70ª edição dos JUBs também representa para um incentivo ao esporte e aos atletas de Joinville.

“Além do fomento ao esporte universitário, o JUBs mostra para os universitários daqui essa sequência que podem ter na carreira. É uma motivação para jogarem mais por suas atléticas e por suas universidades. O evento fortalece, inclusive o nosso Jeville que já conta com as categorias universitárias”, reforça.

Os JUBs Joinville são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU) e Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Esportes e apoio das demais Secretarias municipais.

Ao todo, participam 320 instituições de ensino superior, representando todas as 27 federações universitárias do país. Durante os 14 dias de competição, os atletas vindos de todas as partes do Brasil disputarão as modalidades de judô, karatê, luta olímpica, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, xadrez, acadêmico, breaking, cheerleading, basquete, futsal, handebol e vôlei, além dos esportes eletrônicos – League of Legends, Futebol Eletrônico, Clash Royale, Valorant, CS Go e Free Fire.