Com investimento de R$ 6,1 milhões, Prefeitura inaugura Passeio Público no Paranaguamirim

Publicada em 01/04/2024 às 08:17
Relacionado a:

Quem passa pela Rua Firmino da Silva, no bairro Paranaguamirim, se surpreende com a mudança visual, mas também com a melhoria de mobilidade e lazer dos últimos meses. Em julho do ano passado, quando a Prefeitura de Joinville entregou a Ordem de Serviço do Passeio Público, a via era uma estrada de chão com duas pistas, divididas ao meio por um córrego. E, em nove meses, foi transformada em um parque linear.

A casa de Rosemari Cabral fica em frente ao que agora é uma realidade que encanta os moradores. O Passeio Público já virou ponto de encontro da comunidade, lugar para convivência entre as famílias e diversão para as crianças. Ela acompanhou todos os dias o trabalho sendo realizado e se emociona quando lembra dessa área antes da obra.

“Isso aqui era muito feio. Essa obra era um sonho da gente e agora virou realidade. Estou muito feliz, até emocionada, porque isso aqui tá muito lindo mesmo, tá um centro. Só temos a agradecer. E que o pessoal cuide porque foi muito trabalhoso. Nós, vizinhos, vamos nos unir para cuidar, então esperamos que todos que venham apreciar essa coisa linda, cuidem”, diz Rosemari.

O Passeio Público fica próximo à Paróquia São Miguel Arcanjo. São cerca de 600 metros de um espaço totalmente revitalizado. O local recebeu pavimentação, calçadas acessíveis, drenagem, implantação de ciclovias, paisagismo, iluminação pública de led, instalação de parquinho para as crianças, bancos, mesas, floreiras, pergolados, bebedouros e sinalização.

“Essa é uma noite de muita alegria, porque essa é uma obra que demonstra que estamos fazendo uma cidade para as pessoas. Uma obra que reflete aquilo que a gente deseja, que é transformar os espaços públicos em espaços bons para as famílias. Onde se pode fazer lazer, onde as famílias se encontram e as crianças brincam em segurança”, afirma o prefeito Adriano Silva.

O investimento da Prefeitura de Joinville foi de R$ 6,1 milhões, sendo R$ 4,5 milhões nas obras de infraestrutura urbana e R$ 1,5 milhão para a instalação da iluminação pública. Os recursos são oriundos de financiamento junto ao Banco do Brasil e da Contribuição de Serviço de Iluminação Pública de Joinville (Cosip), respectivamente.

A iluminação pública do passeio, inclusive, é um diferencial desta obra. São 198 postes de iluminação, o que garante uma maior luminosidade no período noturno, oferecendo segurança para as famílias que frequentam o espaço.

“A gente reuniu uma equipe de profissionais não só da Seinfra, mas de outras secretarias como a Sepur, Sama, Detrans para que pudéssemos ter um time completo, que pudesse se dedicar para ter o que estamos entregando hoje. Sem dúvida nenhuma, as pessoas que se envolveram nesse projeto trouxeram com elas o desejo de dar para a população uma realidade diferente da que eles tinham antes”, declara o Secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Sá.

“Isso aqui era uma dívida histórica de Joinville com as pessoas que ajudaram a construir a riqueza da cidade. Trazer essa qualidade de infraestrutura, área de lazer, pavimentação, calçadas, iluminação, jardim, parquinho é o reconhecimento do merecimento da nossa população”, comenta o secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano, Marcel Virmond Vieira.

Esta é uma obra de urbanização que busca promover e incentivar o uso de áreas comuns aos moradores do Bairro Paranaguamirim, além de proporcionar mais segurança, mobilidade e acessibilidade.

Local para a comunidade se reunir

Patricia Maria Flor estava com a família aproveitando a noite de quinta-feira. “Hoje estamos aqui eu, meu irmão, minha cunhada com os dois filhos e os meus dois filhos também estão aqui. É muito bom, até para a gente que gosta de caminhar, é bem legal”, declara a moradora do Paranaguamirim.

Outra moradora que foi ao evento de inauguração é Glecia Fleiri dos Santos. Ela aproveitou a novidade para se divertir com os filhos. “Moro aqui há três anos e é surreal essa praça. A comunidade não tinha um espaço assim e agora tem. É muito legal para as crianças. É uma maravilha. Ficou muito bom. Nunca pensei que aquela região poderia ser uma praça”, diz.

O evento reuniu vereadores, moradores do Paranaguamirim, lideranças religiosas e marcou o encerramento das festividades de 173 anos de Joinville.

“Que nós possamos nos divertir, que possamos aprimorar a cultura do encontro. Que seja um local de amizade, lazer, descontração, de nos sentirmos mais irmãos e mais unidos aqui no nosso bairro”, afirma o padre Dulcio Araujo, pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo.