Com investimento de R$ 3,8 milhões, Joinville inaugura Parque de Educação Ambiental Bororós

Publicada em 08/12/2023 às 16:53
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

Joinville tem agora um parque voltado à Educação Ambiental. Na manhã desta sexta-feira (8), a Prefeitura de Joinville e a Ambiental, empresa que presta o serviço de coleta e tratamento de resíduos em Joinville, entregaram para a comunidade o Parque de Educação Ambiental Bororós.

O espaço tem mais de 460 mil m² que abrangem o aterro sanitário de Joinville e uma estrutura completa com auditório, viveiro com mudas de plantas, trilhas ecológicas e mirantes para a contemplação de todas as etapas de tratamento de resíduos e compostagem.

“Esse parque é fundamental para a gente continuar fazendo aquilo de mais importante que é a educação ambiental. Queremos fazer com que esse ambiente seja de estudos, não só para os alunos dos ensinos Fundamental e Médio, mas para os universitários, para pensarmos em novas tecnologias para transformar os resíduos em energia limpa. Tanto é que estamos instalando aqui a Unidade de Recuperação Energética (URE), que transforma o resíduo que já virou lixo em energia”, explica o prefeito Adriano Silva.

A inauguração do parque foi possível a partir da assinatura da renovação do contrato com a Ambiental, que prevê uma série de investimentos na área. As obras, no valor de R$ 3,8 milhões, foram custeadas com a Tarifa de Limpeza Urbana. A gestão do parque é uma responsabilidade da empresa.

“A proposta do parque é receber a comunidade e mostrar como funciona a gestão de resíduos em Joinville. A importância das estruturas para a saúde pública. O parque está aberto para a comunidade e qualquer pessoa pode entrar em contato com a Ambiental para agendar a visitação, que é feita de maneira guiada”, detalha o engenheiro Everton Herzer, gerente técnico da Ambiental. O agendamento deve ser feito por meio do telefone (47) 99905-2074.

Ainda durante a cerimônia de inauguração do parque, como parte dos investimentos realizados em educação ambiental, foi anunciada a instalação de 170 ecopontos nas Escolas Municipais e nos Centro de Educação Infantil que integram a Rede Municipal de Ensino de Joinville. No próximo ano letivo, todas as unidades poderão usar desta estratégia.

Parque conta com mirante para contemplação de todas as áreas

Ao chegar ao Parque de Educação Ambiental Bororós, o visitante recebe as primeiras orientações. Na sequência, os guias vão acompanhar a visitação, explicando cada detalhe e esclarecendo as dúvidas que possam surgir.

“A gente passou por um processo de revitalização das estruturas que já são existentes no aterro, bem como a construção de novas e reforma de todo o complexo para receber de forma acessível toda a comunidade que queira visitar o parque. Temos o viveiro de mudas, o mirante, de onde é possível visualizar toda a operação do complexo, temos unidades de compostagem, trilhas ecológicas por dentro dos maciços de resíduos já encerrados” detalha Everton.

Para o secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Sá, “a entrega do parque muda o patamar de Joinville em relação à destinação final de resíduos sólidos. A renovação do contrato gerou uma série de investimentos e esse é um modelo excepcional em termos de resultado. A população pode vir aqui, com hora marcada, para ver a beleza que está essa área. Alem disso, estamos entregando os 170 ecopontos para serem instalados nas escolas. Iniciamos a implantação da URE, é uma série de investimentos para a cidade de Joinville”, afirma.

Unidade de Recuperação Energética

Durante a cerimônia, a Prefeitura de Joinville e a Ambiental anunciaram o início das obras de instalação da Unidade de Recuperação Energética (URE), uma moderna alternativa tecnológica para a destinação final de resíduos sólidos, que aproveita o seu potencial energético para a geração de energia. O investimento para sua instalação é de R$ 115 milhões.

A URE vai ter capacidade para o processamento de 110 toneladas por dia, o que representa 25% do total de resíduos produzidos em Joinville. Esse material passará por uma fase de separação, trituração e secagem, até se tornar CDR, que é o combustível derivado de resíduo. Este combustível vai alimentar uma caldeira de geração de vapor que movimentará turbinas para a geração de energia elétrica.

Países que são referência em recuperação energética utilizam esta tecnologia, com destaque para o Japão, com mais de 1 mil unidades, e a China, com mais de 600 unidades. Além disso, diversos países da Ásia, Europa e América do Norte. Joinville é a primeira da América Latina com esta tecnologia.

A Licença Ambiental de Instalação e a Licença Ambiental Prévia foram emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina, fato que permite o andamento das obras de instalação da URE.