Com investimento de R$ 26,8 milhões, ETE Jardim Paraíso vai beneficiar 27 mil joinvilenses

Publicada em 04/05/2023 às 13:48
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

Quem mora ou passa pela avenida Plutão, esquina com a rua Puppis no Jardim Paraíso, vê os investimentos em tratamento de esgoto tornando-se realidade. É que no local, a Companhia Águas de Joinville está construindo a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro, um investimento de 26,8 milhões. A ETE vai beneficiar 27 mil moradores do Jardim Paraíso, Vila Cubatão, Jardim Sofia e parte do Bom Retiro.

“Essa é uma estação que vai tratar 60 litros por segundo, o que significa que cerca de 5 mil metros cúbicos de esgoto por dia receberão tratamento adequado, auxiliando na preservação do meio ambiente. Depois de finalizada, a estação vai contribuir para que a Companhia consiga ampliar a rede de coleta e tratamento de esgoto na região”, afirma Sidney Marques de Oliveira Júnior, diretor-presidente da Companhia.

No terreno onde as obras estão em andamento, foi instalada estrutura para tratamento preliminar, flotadores primários, tanque de lodo primário e floculadores, que são equipamentos que fazem parte do processo de tratamento do esgoto.

“Neste momento, estão sendo preparadas as bases dos sopradores, casa das prensas e tanque de contato, entre outras estruturas necessárias para a estação”, explica Lucia Rodrigues, coordenadora de Projetos de Expansão.

Nos últimos dias, o local recebeu parte dos equipamentos necessários para a operação do sistema. Além disso, seguem os trabalhos para implantação dos setores de tratamento biológico e dos setores administrativos.

A estação terá uma tecnologia para controle de odores, que atende às exigências de órgãos ambientais, com a instalação de lavadores de gases nas unidades de tratamento preliminar. A previsão é que o início da operação ocorra em 2024.

Com as redes coletoras ativas e a estação em pleno funcionamento, a cobertura de esgotamento sanitário de Joinville será de 47,3%.

A construção da ETE Jardim Paraíso faz parte do programa Joinville Bem Tratada, um pacote de obras de saneamento que visam à melhoria do sistema de água e à ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Um dos objetivos do programa é expandir os serviços de coleta e tratamento de esgoto em Joinville, levando saúde para a população e preservando o meio ambiente.