Com investimento de quase R$ 3 milhões, Águas de Joinville inicia nova etapa das obras na Vigorelli

Publicada em 12/06/2023 às 18:06
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

Desde maio, a Companhia Águas de Joinville trabalha para a implementação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) compacta na Vigorelli. Em paralelo, a Companhia também executa a instalação de 1,5 km de rede coletora de esgoto e de 1,6 km de rede de água. O investimento da Águas de Joinville na região é de R$ 2,9 milhões.

“A implantação do sistema de esgotamento sanitário na comunidade vai promover mais qualidade de vida aos moradores e melhorar a balneabilidade local, contribuindo para o fortalecimento dessa região”, destaca Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Águas de Joinville.

A coordenadora de projetos de expansão da Companhia, Grasiela Breis, explica sobre a ETE compacta e sua tecnologia: “Trata-se de um sistema com injeção de oxigênio, característica que confere mais eficiência na qualidade do efluente final.” A obra da ETE deve ser concluída ainda em 2023 e entrará em operação quando a região estiver com energia elétrica.

Como a rede de esgoto ainda está sendo implantada, os moradores não devem conectar seus imóveis neste momento. Profissionais da Companhia irão comunicar e orientar a população quando estiver liberado para realizar a ligação.

Moradores são comunicados a cada etapa da obra

A Águas de Joinville está realizando visitas domiciliares na Vigorelli para explicar sobre as obras que estão em andamento e esclarecer as dúvidas dos moradores. Até o momento, 50% das residências já receberam os técnicos. O objetivo é visitar as 130 famílias nas próximas semanas.

Essa visita é um trabalho que faz parte da rotina de projetos da Companhia durante obras de implantação ou expansão de rede. Um colaborador vai de casa em casa para avisar, dar informações e tirar dúvidas sobre as intervenções e os impactos que podem trazer no dia a dia dos moradores.

Com o objetivo de comunicar cada etapa da obra, a Companhia realizou outros momentos de aproximação com a comunidade da Vigorelli nesse ano. Dentre eles, reunião comunitária, oficina de água e ação tira-dúvidas com técnicos e agentes socioambientais.