Com inscrições abertas, Join.Cubo ajuda empreendedores a profissionalizar o negócio e tirar ideias do papel

Publicada em 13/01/2026 às 17:08
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE

De um hábito familiar repleto de significado ao início de um novo negócio: com a ajuda do Join.Cubo, programa de empreendedores promovido pela Prefeitura de Joinville, a empreendedora Cassia Oliveira Alfeu transformou o hobby da costura em um novo ofício após a aposentadoria e, agora, vê a tradição da mesa posta se multiplicar.

Após anos morando em grandes metrópoles, como São Paulo e Belo Horizonte, ela se mudou para Joinville e redescobriu o valor do tempo em família. E com a fabricação própria de jogos americanos, toalhas, trilhos, guardanapos e outros itens para a mesa, decidiu compartilhar com os clientes o prazer de reunir a família e os amigos em torno da mesa.

“Foi com a mesa posta, quando decidimos fazer todas as refeições juntos, que eu passei a ter proximidade com os meus filhos. Assim fiquei sabendo das coisas que aconteciam na escola, das brigas, dos amigos, tudo ao redor da mesa”, relembra. E o que se tornou tradição familiar, agora, ganhou um novo significado.

Formação do Join.Cubo colocou a empreendedora no caminho certo

Após a aposentadoria, em 2022, Cassia viu no hobby da costura uma oportunidade de empreender, mas não sabia como começar. Entre as dificuldades, estava como precificar os produtos, como se comunicar com o público-alvo, além de eleger um propósito para o seu negócio, algo que fizesse sentido com seus próprios valores.

Foi a partir da formação da Join.Cubo, com aulas de precificação, relacionamento com o cliente, marketing e outros temas pertinentes aos empreendedores, que ela descobriu como dar os primeiros passos rumo à formalização do negócio. Agora, vende os produtos online e ministra workshops presenciais sobre como organizar a mesa para reunir a família.

“Eu nunca tive nada de graça em matéria de aprendizado e, com o Join.Cubo, a Prefeitura ofereceu algo que eu estava procurando e de graça. É bom demais, ninguém pode perder a oportunidade. A cada aula, eu saía maravilhada porque são professores muito competentes e cada um trazia uma bagagem muito boa de experiência. Cada aula era uma imersão”, diz.

Cassia foi uma das 41 pessoas que se formaram na décima turma do programa, em dezembro de 2025. “Eu sempre tive a mesa posta como algo muito importante para mim e para a minha família e descobri que isso é um propósito e que posso ganhar dinheiro com algo que eu acredito”, destaca.

Além do aprendizado, ela ressalta o networking como um diferencial. “A primeira coisa é perceber que você não está sozinho, que há várias pessoas com as mesmas dificuldades e dúvidas que eu. Nós reunidos, trocando ideias e experiências, montamos um grupo muito forte. E além disso, cada um saiu sabendo muito mais do que quando entrou. O curso só agrega e os profissionais são excelentes”, avalia.

Join.Cubo está com inscrições abertas até 18 de janeiro

Assim como Cassia, outros moradores de Joinville também podem aprender sobre como profissionalizar o seu negócio com a Join.Cubo, em uma formação sem cobrança oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura. As inscrições para a nova turma estão abertas até o próximo domingo (18/1).

Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais, estar empreendendo mesmo que informalmente ou ter o desejo de empreender. É possível se inscrever pelo site da Prefeitura, onde também está disponível o edital do processo seletivo.

No cadastro, o candidato deve informar questões sobre o perfil socioeconômico e o negócio a ser desenvolvido. Pessoas inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal terão prioridade na seleção. Também serão reservadas 5% das vagas a candidatos com deficiência.

O curso tem duração de um ano: no primeiro semestre, os alunos têm aulas semanais sobre marketing, vendas, controle financeiro, entre outros temas relevantes para os empreendedores. Já no segundo semestre, ocorrem as assessorias individuais ao empreendimento de cada aluno.

“Nós queremos que os empreendedores cresçam e cada vez tenham uma renda maior, e para isso você tem que ter conhecimento. Por isso, o Join.Cubo é a ferramenta ideal. Nós já estamos com mais de 500 pessoas formadas, que hoje estão empreendendo e crescendo cada vez mais”, destaca William Escher, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joinville.

A publicação da lista dos classificados será divulgada no dia 20 de janeiro, no site da Prefeitura e nos murais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (rua Max Colin, 550, América). O período de matrícula é de 22 a 26 de janeiro de 2026 e a aula inaugural será realizada no dia 10 de fevereiro. As capacitações serão na parte da manhã, durante três horas por semana.

Compartilhe

Skip to content