Cerimônia de Abertura dos JUBs anima participantes dos jogos no Centreventos Cau Hansen

Publicada em 10/10/2023 às 15:56
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Joinville é oficialmente a sede dos Jogos Universitários Brasileiros 2023. Em uma cerimônia no Centreventos Cau Hansen, as 27 Federações Universitárias foram recebidas para dar início à maior competição do gênero que ocorre na América Latina. Nas próximas duas semanas, cerca de 5 mil pessoas diretamente envolvidas com os jogos devem chegar a Joinville.

“Uma das nossas metas era trazermos, por meio do esporte, grandes eventos que movimentam a estrutura de turismo da cidade. E o JUBs veio coroar tudo isso. Para nós é uma grande honra, já que esta é apenas a terceira vez que esse evento é realizado em Santa Catarina”, afirma o prefeito de Joinville Adriano Silva.

Atletas, comissão técnica, árbitros, equipe de apoio e autoridades foram recebidos no Centreventos Cau Hansen ao som da Banda do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. A corporação também foi a responsável por executar o Hino Nacional Brasileiro.

Já no Desfile das Delegações, a presença dos alunos da Escola de Ballet da Casa da Cultura Fausto Rocha Jr mostrava que seria por meio da dança que Joinville seria apresentada aos visitantes. E assim seguiu durante toda a Cerimônia.

As apresentações que abrilhantaram o evento foram feitas pelos alunos de duas escolas municipais, a Pedro Ivo Campos, dez vezes vencedora do Festival de Dança, e da Professora Valesca May Engelmann, que trouxeram a cultura germânica para o palco. A Liga das Escolas de Samba e o projeto Passistas do Futuro mostraram a tradição de Joinville com o Carnaval e a Escola do Teatro Bolshoi encantou o público com um trecho da peça Dom Quixote.

As bandeiras de Joinville e dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) foram conduzidas por atletas. A velocista Ádria Santos, tetracampeã paralímpica e maior medalhista mulher do país e o nadador joinvilense Eduardo Fischer, que registra mais de 30 quebras de recordes sul-americanos e representou o Brasil nas Olimpíadas de Sydney e Atenas, foram responsáveis por levar a bandeira do Brasil até o palco.

Ainda como parte integrante da cerimônia, o juramento do atleta foi feito por Nathan Felipe Filgueiras, atleta de xadrez da Univali. O desfile com o fogo simbólico e o acendimento da pira olímpica conduzido pela atleta joinvilense de tênis de mesa Lhays Stolarski, que integrou a delegação brasileira do Mundial Universitário, na China, em 2023. E quem representou os árbitros durante o juramento foi a árbitra internacional de Handebol, Bruna Correa Garcia.

O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Braga, informa que a escolha de Joinville como sede das competições foi um processo que começou há dois anos.

“Fizemos várias visitas técnicas, então é uma cidade que conhecemos muito bem. Sabemos das qualidades que a cidade tem, dos equipamentos esportivos e dos serviços. Esses jogos serão marcantes e os estudantes universitários que vierem para cá terão uma experiência inesquecível”, garante Luciano.

“Para uma cidade como Joinville, é ótimo receber milhares de jovens, que não apenas irão praticar esportes mas também descobrir as belezas da cidade. Isso ajuda a promover a cidade e os seus valores”, explica Leonz Eder, presidente da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU).

Joinville participou de seletiva para receber os JUBs 2023

Desde o ano passado, quando a CBDU confirmou que os JUBs seriam realizados em Joinville, a cidade vem se preparando para receber a estrutura dos jogos.

Cerca de 5 mil pessoas são esperadas na cidade para participar da competição até o dia 21 de outubro. Os JUBs Joinville são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU) e Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Esportes e apoio das demais Secretarias Municipais.

Ao todo, participam 320 instituições de ensino superior, representando todas as 27 Federações universitárias do país. Durante os 14 dias de competição, os atletas disputarão as modalidades de judô, karatê, luta olímpica, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, xadrez, acadêmico, breaking, cheerleading, basquete, futsal, handebol e vôlei, além dos esportes eletrônicos – League of Legends, Futebol Eletrônico, Clash Royale, Valorant, CS Go e Free Fire.

As competições serão em diferentes locais da cidade: na Expoville, que será o principal local dos jogos, no Centreventos Cau Hansen, no Centro de Treinamento Ivo Varella, Ginásio Municipal de Esportes Mário Timm, Ginásio Abel Schulz, Univille, Associação Atlética Tupy e no Joinville Tênis Clube.

Além de ser uma grande celebração para os atletas, os Jogos Universitários Brasileiros são uma atração especial para o público que está convidado a prestigiar os jogos abertos a todos e gratuitos.

Também haverá transmissões dos jogos pela internet, pelo canal da CBDU no YouTube e pela plataforma de streaming Twitch. A programação completa do JUBs 2023 estará disponível no site da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (www.cbdu.org.br).