Cerimônia de Abertura dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) apresenta destaques de Joinville

Publicada em 09/10/2023 às 08:15
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Detalhes das tradições e da cultura, em especial a dança, de Joinville estarão na Cerimônia de Abertura da 70ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2023, a maior competição universitária da América Latina.

O evento será realizado no Centreventos Cau Hansen, na segunda-feira (9/10), às 19h30, e vai homenagear atletas joinvilenses que se destacaram nacionalmente e também apresentar aos competidores de todo o Brasil a Escola do Teatro Bolshoi, a cultura germânica, o Carnaval e a Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, dez vezes campeã no Festival de Dança de Joinville. A Cerimônia de Abertura é aberta ao público e gratuita.

A solenidade contará com a presença do prefeito Adriano Silva, do presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Braga, além das 27 delegações, de todos os Estados e do Distrito Federal, que disputam os jogos. A Banda do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville irá se apresentar durante o evento e executar o Hino Nacional Brasileiro.

Assim como ocorre em grandes eventos esportivos, o Desfile das Delegações com a presença de atletas representantes das Federações Universitárias do país será um dos pontos altos da cerimônia. A identificação dos Estados será conduzida por alunos da Escola Municipal de Ballet da Casa da Cultura Fausto Rocha Jr, da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). As bandeiras serão entregues para atletas do programa Movimenta Joinville, da Secretaria de Esportes (Sesporte). A delegação de Santa Catarina, a anfitriã, será a última a entrar.

Já a bandeira da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) será conduzida pelo mascote dos JUBs, o Joka. O Jacaré Fritz, mascote de Joinville, vai conduzir a bandeira da cidade-sede dos Jogos Universitários Brasileiros de 2023.

A cerimônia segue com a entrada da bandeira da Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU) e a bandeira da Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) que será conduzida pelo atleta de Voleibol da Unoesc, João Guilherme de Mattos. O atleta integrou a delegação brasileira do Mundial Universitário, na China, este ano.

A bandeira do Brasil será conduzida pela velocista Ádria Santos, tetracampeã paralímpica e maior medalhista mulher do país, considerada a maior velocista cega do mundo. Quem estará ao lado de Ádria levando a bandeira é o nadador joinvilense Eduardo Fischer, que registra mais de 30 quebras de recordes sul-americanos e representou o Brasil nas Olimpíadas de Sydney e Atenas.

O juramento do atleta será feito por Nathan Felipe Filgueiras, atleta de xadrez da Univali. O desfile com o fogo simbólico e o acendimento da pira olímpica será conduzido pela atleta joinvilense de tênis de mesa Lhays Stolarski, que integrou a delegação brasileira do Mundial Universitário, na China, em 2023.

A cerimônia terá na sequência uma apresentação da Liga das Escola de Samba de Joinville e de integrantes do projeto Passistas do Futuro, representando o Carnaval da cidade.

Para representar os imigrantes germânicos, o evento contará com uma apresentação de Dança Folclórica com alunos da Escola Municipal Professora Valesca May Engelmann, da zona rural da cidade.

O título conquistado por Joinville de Capital Nacional da Dança será um dos destaques do enredo da Cerimônia de Abertura com a apresentação do grupo de dança da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, dez vezes campeã no Festival de Dança de Joinville. Outro ponto alto da cerimônia será a apresentação do Balé Don Quixote com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

A cerimônia é realizada pela CBDU com apoio da Prefeitura de Joinville encerra com uma apresentação musical que promete animar atletas e o público que prestigiar o evento.

Onde acompanhar os jogos

Cerca de 5 mil pessoas são esperadas na cidade para participar da competição. A maior cidade catarinense sedia os jogos entre os dias 8 e 21. Os JUBs Joinville são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU) e Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Esportes e apoio das demais Secretarias Municipais.

Ao todo, participam 320 instituições de ensino superior, representando todas as 27 Federações universitárias do país. Durante os 14 dias de competição, os atletas disputarão as modalidades de judô, karatê, luta olímpica, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, xadrez, acadêmico, breaking, cheerleading, basquete, futsal, handebol e vôlei, além dos esportes eletrônicos – League of Legends, Futebol Eletrônico, Clash Royale, Valorant, CS Go e Free Fire.

As competições serão em diferentes locais da cidade: na Expoville, que será o principal local dos jogos, no Centreventos Cau Hansen, no Centro de Treinamento Ivo Varella, Ginásio Municipal de Esportes Mário Timm, Ginásio Abel Schulz, Univille, Associação Atlética Tupy e no Joinville Tênis Clube.

Além de ser uma grande celebração para os atletas, os Jogos Universitários Brasileiros são uma atração especial para o público que está convidado a prestigiar os jogos abertos a todos e gratuitos.

Também haverá transmissões dos jogos pela internet, pelo canal da CBDU no YouTube e pela plataforma de streaming Twitch. A programação completa do JUBs 2023 estará disponível no site da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (www.cbdu.org.br).