Cerca de 800 quilômetros de ruas são patroladas por mês em Joinville

Publicada em 23/11/2022 às 10:38
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

Diariamente a Prefeitura de Joinville realiza trabalhos de zeladoria, recuperação de ruas entre outras ações que impactam diretamente na vida do cidadão. As oito Unidades Regionais de Obras, vinculadas à Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville (Seinfra), são responsáveis por facilitar o contato com a população e prestar atendimento de serviços públicos.

Somente no mês passado, as Unidades Regionais de Obras, junto com as Unidades de Pavimentação e Iluminação Pública da Seinfra, emitiram 3,4 mil solicitações, que incluem serviços de boca de lobo, drenagem, fazendário, iluminação pública, ligações de água pluvial, limpeza, meio-fio e calçadas, serviços gerais, tubos e manutenção das vias públicas, como tapa buracos, por exemplo.

Outra importante atividade das Unidades Regionais de Obras, em parceria com a Unidade de Drenagem, é a limpeza de rios, valas e canais. Entre os meses de janeiro e outubro deste ano, foi feita a limpeza de 116 quilômetros de rios e valas.

No comparativo do ano todo, a média mensal de Ordens de Serviço é de aproximadamente 2 mil. As Unidades Regionais de Obras fazem cerca de 3 mil metros de manutenção em redes de drenagem e 800 quilômetros de patrolamento por mês.

De acordo com o diretor das Unidades Regionais de Obras de Joinville, Marcelo Soares, a reestruturação das Unidades teve como foco a gestão e o planejamento. Nesse contexto, a designação de engenheiros civis para gerenciar cada uma das Unidades foi estratégica para otimizar os resultados na área técnica de infraestrutura.

“Hoje todas as Unidades Regionais de Obras trabalham com o mesmo padrão, de forma unificada e oferecendo os mesmos serviços para todas as regiões da cidade. O sistema centraliza todas as Ordens de Serviço e nos permite fazer o planejamento do serviço, mapeamento das ações e controle do material. Conseguimos ter números precisos e aferir tudo que está sendo realizado”, explica Soares.

Quais serviços podem ser solicitados

O cidadão pode solicitar serviços como manutenção e limpeza de bocas de lobo, reposição de caixas de inspeção, implantação de tubulações de drenagem, ligação de esgoto, limpeza de valas, rios e canais, serviços de roçada e capina.

Além da parte de zeladoria e infraestrutura, as Unidades também oferecem serviços na área fazendária, tais como adesão ao Programa de Regularização Fiscal, pedido de isenção e revisão do IPTU, pedido de isenção da Contribuição de Serviço de Iluminação Pública (COSIP), requerimento de numeração predial, entre outros.

Além de ir pessoalmente até uma Unidade Regional de Obras para solicitar o serviço, os moradores de Joinville também têm outras opções. É possível registrar uma Ouvidoria pelo aplicativo Joinville Fácil, diretamente no site da Prefeitura, ou pelo telefone 156.

A relação completa das Unidades Regionais de Obras de Secretaria da Infraestrutura Urbana, com endereços, telefones e horário de atendimento, está disponível no site da Prefeitura de Joinville, no link bit.ly/UnidadesRegionaisdeObras.

Abrangência das Unidades Regionais de Obras de Joinville

– Unidade Regional de Obras Centro-Norte
América, Anita Garibaldi, Atiradores, Bom Retiro, Bucarein, Centro, Costa e Silva, Glória, Saguaçu, Santo Antônio e Zona Industrial Norte.

– Unidade Regional de Obras de Pirabeiraba
Pirabeiraba (área urbana e rural), Rio do Júlio (área rural), Dona Francisca, Rio Bonito, Zona Industrial Norte (parte).

– Unidade Regional de Obras Leste
Boa Vista, Comasa, Espinheiros (área urbana e rural), Iririú, Jardim Iririú e Zona Industrial Tupy.

– Unidade Regional de Obras Nordeste
Aventureiro, Jardim Paraíso, Jardim Sofia, Vila Cubatão, Zona Industrial Norte (parte) e Vigorelli (área rural).

– Unidade Regional de Obras Oeste
Vila Nova (área urbana e rural) e Zona Industrial Norte (parte).

– Unidade Regional de Obras Sudeste
Adhemar Garcia, Fátima, Guanabara, Jarivatuba, João Costa, Morro do Amaral (área rural), Paranaguamirim e Ulysses Guimarães.

– Unidade Regional de Obras Sudoeste
Morro do Meio (área urbana e rural), Nova Brasília e São Marcos.

– Unidade Regional de Obras Sul
Boehmerwald, Floresta, Itaum, Itinga, Parque Guarani, Petrópolis, Profipo e Santa Catarina.