Cerca de 470 atletas disputam 30ª edição dos Jogos de Integração da Terceira Idade de Joinville

Publicada em 22/08/2023 às 11:15
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Começou a etapa dos jogos de mesa da 30ª edição dos Jogos de Integração da Terceira Idade de Joinville. Até sexta-feira (25), serão realizadas as disputas de canastra, truco e dominó. O evento é realizado pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Esportes (Sesporte).

A etapa dos jogos de mesa começou na segunda (21/8), na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Joinville (rua Jaraguá, 725, América). As partidas são das 8h30 até 12h e das 13h30 às 18h. São mais de 200 atletas competindo em canastra, truco e dominó. O sistema de disputa é, na primeira fase, por grupos de 4 equipes. A segunda fase é eliminatória, o conhecido mata-mata. As partidas de dominó chegam a durar uma hora e as de canastra até 2 horas.

Competitividade é uma das características de Marilene Sedrez, de 71 anos, professora de educação física aposentada que já competiu por Joinville no atletismo em diferentes modalidades como salto em altura e arremesso de peso. Marilene e a parceira Justina competem agora em canastra e ficaram em segundo lugar na edição passada.

“Venho pra ganhar, vontade a gente tem! Mas é muito prazeroso participar, a gente se distrai, não fica só na mesmice, conhece novas pessoas”, diz Marilene Sedrez que já representou Joinville nos Jogos Abertos da 3ª Idade (JASTI). A parceira dela, Justina Inês Schultz, de 70 anos, fala que participar dos jogos tem benefícios. “A gente tem que estar em movimento, saber viver, isso aqui é qualidade de vida”.

Vontade de ir embora, dona Bernardina não tem. Ela disputou partidas de dominó no primeiro dia de competições pelo Centro de Convivência da Melhor Idade. “Já me ofereceram carona para ir para casa, mas eu gosto de ficar até o final. Depois, vou de ônibus mesmo”, diz Bernardina Eulália Borges. A costureira aposentada de 71 anos participa dos Jogos e Integração da Terceira Idade de Joinville há 20 anos. “É uma alegria estar aqui, muito bom, maravilhoso”, completa.

Faz 10 anos que José participa dos jogos de Joinville nas disputas de dominó. Ele já conquistou o segundo lugar na competição e não perde uma edição do evento. “É essencial para o idoso, se não fosse isso, o cara ficava mal”, diz José dos Passos Crecêncio, 77 anos.

“Os jogos de mesa são corriqueiros, já estão na prática dos idosos nas associações. Em uma competição, quando podem ganhar pontos para seus grupos de convivência, aumenta a motivação”, explica Luis Fernando da Rosa, gerente técnico da Sesporte.

Competem nesta edição dos Jogos de Integração da Terceira Idade de Joinville, cerca de 470 atletas a partir de 55 anos de idade, de 19 grupos de convivência.

“Percebemos um aumento significativo do número de inscritos em relação ao ano passado. Depois da pandemia, os idosos estão se encorajando a participar, já chegamos a ter mil idosos. Queremos voltar a isso. É um nicho que precisa dessa atividade física regular, priorizam a qualidade de vida”, diz Luis Fernando.

Jogos de bocha

Os jogos de bocha serão realizados de 28 de agosto a 1º de setembro, na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Joinville (ASPMJ), na rua José Elias Giuliari, 316, Boa Vista.

A programação vai até setembro e encerra com o concurso de dança no dia 5 de setembro, a partir das 14h, no Ginásio Abel Schulz. Os melhores classificados nas etapas classificatórias representarão Joinville nos Jogos Abertos da 3ª Idade (JASTI), realizados pela Fundação Catarinense de Esporte.