Cerca de 16 mil profissionais da saúde que trabalharam na pandemia são homenageados em Memorial

Publicada em 12/07/2023 às 18:38
Relacionado a: Hospital Municipal São José - HMSJ

Emoção foi o que não faltou na praça em frente ao Hospital São José nesta quarta-feira (12), durante a inauguração do Memorial em homenagem e reconhecimento aos profissionais da saúde que trabalharam durante a pandemia de COVID- 19 em Joinville.

“O memorial que está em frente ao hospital é relacionado à Medalha Dona Francisca, a maior honraria que se dá a um joinvilense. Aqueles que trabalharam, estavam se colocando em risco, tentando ajudar as pessoas. Esses nomes estão ali para serem lembrados e eternizados pelo heroísmo que fizeram a todos os joinvilenses”, afirma o prefeito Adriano Silva.

A enfermeira Karin Bär trabalha no São José desde 2009 e foi uma das profissionais que encontrou seu nome estampado na homenagem. Um momento que serviu para relembrar o período da pandemia.

“Toda vez que alguém recebia uma alta era lindo, a gente vibrava, e quando perdíamos, chorávamos juntos. Perdemos algumas batalhas, mas a guerra não. É o nome no meio de tantos, 16 mil, é difícil de encontrar. Mas saber que o nosso nome está aqui é um reconhecimento grande para nós”, comenta.

Os nomes dos mais de 16 mil profissionais da área da saúde que atuaram no combate à pandemia estão nesse memorial na praça construída em frente ao Hospital Municipal São José. Esses trabalhadores com os nomes gravados no painel atuaram em todas as áreas, incluindo os segmentos assistencial e de apoio, de instituições públicas e privadas.

As autoridades presentes na cerimônia fizeram o descerramento da placa que marca a edificação do Memorial em homenagem aos profissionais. Essa é uma maneira da Prefeitura de Joinville deixar materializado e registrado o reconhecimento e a gratidão a esses profissionais.

A inauguração do Memorial faz parte da homenagem concedida aos trabalhadores que receberam a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, em março de 2021. Essa é a maior honraria concedida pelo município de Joinville para pessoas e instituições que se destacam na sociedade.