Cepat de Joinville oferece cursos preparatórios gratuitos para jovens ingressarem no mercado de trabalho

Publicada em 23/10/2023 às 18:04
Relacionado a: Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores - SDE.CEPAT

Em parceria com o Centro Educacional Dom Bosco e com o Instituto PROA, a Prefeitura de Joinville, por meio do Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat), está com matrículas abertas para dois cursos gratuitos que têm o objetivo de preparar jovens e adolescentes para o primeiro emprego.

Até o dia 24 de novembro, jovens a partir de 14 anos e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, podem se matricular no curso “Introdução ao Mundo do Trabalho”, realizado pelo Centro Educacional Dom Bosco, de Joinville.

Com 240 horas de duração, o curso traz em sua grade curricular as disciplinas de informática, tópicos de mercado de trabalho e formação humana e cidadania.

As aulas terão início no mês de fevereiro de 2024 e serão ministradas de forma presencial na sede do Centro Educacional Dom Bosco (rua Sombrio, 15, bairro Saguaçu). O tempo de duração do curso é de seis meses, com três aulas semanais, realizadas nos períodos matutino e vespertino. Os alunos inscritos no CadÚnico recebem vale-transporte para o deslocamento.

Os interessados em se inscrever devem comparecer ao Cepat (rua Abdon Batista, 342, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30, munidos de CPF e folha resumo do CadÚnico atualizado.

Já para os estudantes que preferem o ensino à distância, o Instituto PROA está com inscrições abertas para o seu curso preparatório para o primeiro emprego, até o dia 15 de janeiro de 2024.

A capacitação é destinada a pessoas de 17 a 22 anos que estão cursando ou concluíram o 3º ano do Ensino Médio em escola pública. Caso o jovem já tenha assinado a Carteira de Trabalho, mas esteja em busca de recolocação profissional, também poderá participar do processo seletivo.

O curso do Instituto PROA inicia no dia 29 de janeiro de 2024 e deve ser concluído em três meses. As aulas gravadas têm duração de 1h30 por dia, somando 7h30 semanais, que devem ser assistidas de segunda a sexta-feira, no horário em que o aluno achar mais conveniente. Também haverá encontro semanal ao vivo com tutores às quintas-feiras. Os selecionados ganham material didático virtual e certificado de conclusão emitido pelo PROA.

A jornada de aprendizagem é patrocinada por grandes empresas de diferentes segmentos, e contempla temas como educação financeira, administração, análise de dados, logística, promoção de marcas, UX design e varejo. Também fazem parte da grade curricular autoconhecimento, planejamento de carreira, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação.

As matrículas gratuitas para a capacitação do Instituto PROA devem ser feitas pelo site proa.org.br/plataforma-proa.

Qualificação é diferencial

Além de promover a empregabilidade, o Cepat tem como missão fomentar o desenvolvimento da mão de obra, por meio de cursos e capacitações que realiza por meio de parcerias com empresas e instituições sem fins lucrativos.

De acordo com Patrícia Sarli, coordenadora do Serviço de Atendimento ao Trabalhador do Cepat, os cursos preparatórios para o primeiro emprego são um diferencial para os jovens e podem ajudá-los a conquistar uma oportunidade de trabalho.

“É muito importante para os jovens que iniciam ter noção do mercado de trabalho. Participar dos cursos de preparação para o primeiro emprego é um diferencial para quem busca uma oportunidade como jovem aprendiz. Além disso, as instituições têm parcerias com grandes empresas e, ao final do curso, os jovens que têm bom aproveitamento podem ser encaminhados para vagas de trabalho”, afirma.