Centro de Educação Infantil Gustavo Zietz é inaugurado em Pirabeiraba

Publicada em 04/02/2022 às 17:47
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Nesta sexta-feira (4/2), os gramados do Centro de Educação Infantil Gustavo Zietz, em Pirabeiraba, foram cenário das primeiras brincadeiras das crianças que frequentarão esta nova unidade da Rede Municipal de Ensino de Joinville em 2022.

Às 10 horas, uma solenidade com a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin, do secretário de Educação, Diego Calegari, vereadores e membros da comunidade, marcou a inauguração deste CEI. Famílias que matricularam seus filhos também compareceram e as crianças tiveram contato com os ambientes que farão parte de seu dia a dia a partir de segunda-feira, quando inicia o ano letivo.

A antiga Escola da Estrada Palmeiras, que pertencia ao Governo de Santa Catarina e foi cedida à Prefeitura de Joinville em 1998, estava desativada desde 2015.

No ano passado, a Secretaria de Educação investiu R$ 89 mil para realizar a revitalização do imóvel. Ele agora tem capacidade para atender 54 crianças de quatro meses a três anos de idade em turmas de berçário e maternal, em turno integral.

“Ficamos aguardando esta unidade ficar pronta para matricular o Leonardo. Do contrário, teríamos que procurar um CEI mais distante e o deslocamento seria complicado. Hoje eu pude ver que ele ficará num lugar bonito e seguro, pertinho de casa e com crianças de famílias que são nossas vizinhas”, comentou a técnica em enfermagem Hélia Caroline Ciz, mãe de um bebê de um ano e um mês.

A diretora do CEI Gustavo Zietz, Juliana Dumke, afirma que a expectativa é grande entre a equipe e entre as famílias dos alunos.

“É importante para as famílias terem carinho pelo local que seus filhos frequentam. Além disso, as crianças merecem este espaço para que o desenvolvimento delas ocorra da melhor forma possível. Preparamos tudo com muito carinho para elas passarem pela adaptação, já que são crianças pequenas, que nunca frequentaram uma unidade de ensino antes”, avalia Juliana.

Legado de um cidadão preocupado com a comunidade

O terreno onde a unidade está localizada, na estrada Palmeiras, tornou-se referência de educação da região no fim dos anos de 1950. Na época, não havia escola de Ensino Fundamental no local e o agricultor e comerciante Gustavo Zietz doou parte de suas terras para a construção de um imóvel onde as crianças da Estrada Palmeiras poderiam iniciar seus estudos.

Na solenidade, os filhos, netos e bisnetos de Gustavo Zietz receberam homenagens. Sua doação foi citada como sinônimo do espírito cidadão dos joinvilenses pelo prefeito Adriano Silva.

“Os joinvilenses são cidadãos comprometidos com a cidade. A semente que Gustavo Zietz trouxe há décadas germina agora neste Centro de Educação Infantil, pelo comprometimento dele com a educação”, afirmou o prefeito.

O secretário de educação, Diego Calegari, recordou que a expansão no atendimento na Educação Infantil foi colocada como prioridade pelo prefeito e pela vice-prefeita no início do governo, em 2021.

A abertura do CEI Gustavo Zietz ocorre em meio ao aumento de 700 vagas nos Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Joinville.

A partir de segunda-feira (7/2) ocorre também a ampliação do CEI Bem-me-Quer, no bairro Jardim Paraíso, que praticamente dobra a capacidade de atendimento, oferecendo ensino para cerca de 480 crianças, e o início das atividades no CEI Débora Paloma, no bairro Bom Retiro, com 281 crianças atendidas. A Escola Municipal Wittich Freitag também passou por reformas e atenderá 100 alunos de 1º e 2º Período da Educação Infantil a partir deste ano.

Também foram abertas mais 1.358 vagas para atendimento de crianças de quatro meses a três anos de idade em CEIs da Rede Conveniada.