Centro de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Joinville promoveu mais de 160 doações de cães e gatos em 2025

Publicada em 24/04/2025 às 15:48
Relacionado a: Unidade de Bem-estar e Proteção Animal - SAMA.UBE

Neste mês de combate à crueldade animal, o Abril Laranja, o Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) da Prefeitura de Joinville chegou à marca de 162 adoções realizadas neste ano, de janeiro a abril.

São cães e gatos que foram vítimas de abandono e maus-tratos, ficaram sob os cuidados do CBEA e que agora encontraram um lar para receberem o carinho e dignidade que merecem. Essas doações ocorreram por meio das feiras promovidas pelo CBEA e também pela feira virtual permanente Adote um Amigo pelo link .

Um desses cães é a Mel, de dois anos, que foi adotada pela família de Vânia Cristina de Campos Rech. A Mel é o terceiro cachorro de Vânia. O primeiro foi o Bob, que ela acolheu quando ele seria despejado na rua após o falecimento de seu tutor. O Bob viveu treze anos ao lado de Vânia, que também recolheu das ruas a cadela Branca, hoje com 12 anos.

“A intenção foi adotar a Mel para fazer companhia à Branca, mas a minha filha ocupa bastante o tempo da Mel. As brincadeiras e a casa virada no avesso transmitem a mim e ao meu marido uma felicidade sem tamanho, uma paz e tranquilidade que dinheiro nenhum pode comprar”, afirma Vânia.

A Mel estava no CBEA desde agosto do ano passado, quando foi trazida com anemia, manchas no corpo e infestação de carrapatos.

Segundo a gerente do CBEA, Elisabet de Sousa Mendes, a adoção traz benefícios tanto para os animais quanto para as pessoas.

“A adoção salva animais que já passaram por situação de risco, oferecendo-lhes uma nova vida com amor e segurança. Para os tutores, a adoção traz recompensas como a companhia, o alívio do stress, a melhoria da saúde mental e física, e a criação de laços afetivos únicos”, explica Elisabet.

A gerente do CBEA reforça que a adoção é também um ato de compromisso com o animal.

“Para adotar, é necessário ter, além de condição financeira e espaço adequado, consciência de que existe grande responsabilidade em relação ao animal adotado. Normalmente, já foram vítimas de maus-tratos, abandono e não devem ser submetidos, mais uma vez, a tal condição”, aponta Elisabet.

Um caso de animal adotado mas que não teve os devidos cuidados pelos novos tutores é o Jorge. Ele foi levado ao CBEA em março do ano passado, após ser jogado de uma ponte pela própria tutora. Recebeu tratamento no CBEA e foi adotado, mas retornou após ser constatado que o novo tutor o deixava tendo acesso às ruas sem supervisão. Ele agora aguarda um lar definitivo.

Adote um Amigo

O CBEA possui a feira virtual permanente Adote um Amigo. Para conhecer os pets disponíveis, basta acessar o link. Depois de indicar quais dos animais você tem interesse, a equipe do CBEA entra em contato para dar continuidade à adoção responsável.

Abril Laranja

Instituído em 2018, por uma proposição da vereadora Tânia Larson, o Abril Laranja é o mês da Prevenção à Crueldade contra Animais.

O objetivo é promover a conscientização da população sobre a importância da tutela animal; o estímulo à adoção, resguardo, resgate e amparo a animais em situações de risco; e o incentivo aos órgãos da Administração Pública Municipal, empresas, entidades de classe, associações, federações e à sociedade civil para se engajarem nas campanhas de conscientização da causa.

Compartilhe

Skip to content