Centro Comercial da Expoville será palco da Tarde Cultural Inclusiva

Publicada em 29/09/2023 às 17:36
Relacionado a:

No sábado (30/9), a Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Joinville realizará, no Centro Comercial da Expoville, a Tarde Cultural Inclusiva, com entrada gratuita. O evento, que tem o apoio das secretarias da Saúde, de Esportes e de Cultura e Turismo, do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (IMPAR) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE), ocorrerá das 14h às 18h.

A Tarde Cultural Inclusiva é inspirada pelas campanhas Setembro Inclusivo (alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência), o Dia Internacional das Línguas de Sinais, a Semana Internacional dos Surdos e o Setembro Amarelo (dedicado à conscientização da população quanto à prevenção do suicídio).

A partir das 14h, o público contará com uma feira de produtos de arte e artesanato.

Também estarão abertas, no Centro Comercial da Expoville, duas exposições de artes. “Sentimento e Forma” é uma exposição de obras de alunos da APAE Joinville, com pinturas, colagens abstratas e fotografia. E “Pensar e Criar” traz trabalhos de alunos das Oficinas de Vivência em Artes Visuais – Arte para Todos, do IMPAR.

O Grupo de Boi de Mamão da Casa da Cultura Fausto Rocha Jr. se apresentará às 14h15. Às 15h, começam as apresentações dos grupos e artistas inscritos para o evento (inscrições estão encerradas). Também será realizado um show de talentos, às 17h30, com inscrições no local.

No evento, as apresentações terão interpretação em Libras com profissionais das equipes da SAS e IMPAR, e audiodescrição aberta, com a equipe do IMPAR. O instituto também apoiou na organização da programação artística.

“O objetivo da Tarde Cultural Inclusiva é promover um encontro entre artistas, pessoas com deficiência, com transtorno mental, familiares, profissionais que atuam nas redes de Inclusão e de Atenção Psicossocial (RAPS) e a comunidade. E também oferecer um espaço de protagonismo para estes artistas e grupos culturais”, explica Fabiana Cardozo, secretária de Assistência Social de Joinville.

A Sesporte será responsável pela programação esportiva, com demonstrações de basquete em cadeira de rodas e outras atividades.

Para quem for de carro ou motocicleta, o acesso ao estacionamento será pela Marginal da BR-101, saída 39. Para pedestres, a entrada é pela rua XV de Novembro.

Programação da Tarde Cultural Inclusiva

14h – Abertura da feira de artes e artesanato e das exposições de artes visuais “Sentimento e Forma” e “Pensar e Criar”
14h15 – Apresentação do Grupo de Boi de Mamão da Casa da Cultura Fausto Rocha Jr.
15h – Apresentações dos artistas e grupos inscritos
17h30 – Show de Talentos, com inscrições no local