Centro Cirúrgico do Hospital São José é reformado e passa a operar com nove salas

Publicada em 12/07/2023 às 14:08
Relacionado a: Hospital Municipal São José - HMSJ

Nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de Joinville inaugurou a obra de reforma e adequação do Centro Cirúrgico do Hospital São José, incluindo 5 salas cirúrgicas, salas de recuperação pós-cirurgias e áreas comuns. Com recursos próprios, a obra representou um investimento de R$ 1.997,696,08 com infraestrutura e R$ 1.484,780,56 com equipamentos.

Os espaços foram todos adequados conforme a legislação, garantindo aos pacientes e profissionais mais conforto e humanização na realização dos procedimentos.

“Agora a gente tem um ambiente altamente qualificado e teremos 9 salas para cirurgia. Isso vai dar condições para avançar na realização das cirurgias eletivas que acabavam sendo desmarcadas em função das emergências”, afirma o prefeito Adriano Silva.

O São José é um hospital considerado porta aberta, portanto atende as emergências que chegam ao local, abrangendo uma região com uma população superior a 1 milhão de habitantes.

“Atualmente o São José consegue fazer em média 200 cirurgias eletivas por mês e a expectativa é quase dobrar esse número. O grande ganho é que teremos uma sala específica para as cirurgias de emergência. Isso vai reduzir consideravelmente as situações em que as cirurgias eletivas precisavam ser desmarcadas. Na tarde desta quarta-feira as salas novas já começam a ser usadas. Temos duas cirurgias ortopédicas e uma oncológica agendadas”, conta Arnoldo Boege Junior, diretor-presidente do Hospital São José.

A reforma garante também um espaço adequado para que os profissionais realizem as atividades como alimentação e demais serviços de apoio, tanto para os médicos, quanto para os profissionais de enfermagem.

Convênio entre Município e Estado

Nesta terça-feira (11) foi publicado o convênio do Governo do Estado com a Prefeitura para custeio dos serviços em saúde. O convênio prevê o repasse de oito parcelas, cada uma no valor de R$ 4 milhões. A partir da publicação, inicia-se a fase de abertura de conta e demais trâmites burocráticos para que o repasse seja efetivado.

O anúncio sobre o repasse havia sido feito pelo governador Jorginho Mello durante as comemorações do aniversário da cidade. Desde então, as equipes técnicas trabalharam na elaboração da documentação para que o convênio pudesse ser realizado.