Centrinho Prefeito Luiz Gomes realiza mutirão de cirurgias nesta sexta-feira e sábado

Publicada em 05/05/2023 às 11:35
Relacionado a: Centrinho - SES.USE.CENTR

Nesta sexta-feira e sábado (5 e 6/5), o Centrinho Prefeito Luiz Gomes da Prefeitura de Joinville realiza um mutirão de cirurgias para crianças com fissura labiopalatina. A ação ocorre no Hospital Infantil de Joinville, que é uma das parceiras do mutirão, ao lado da Smile Train, organização dedicada à causa da fissura labiopalatina, e da Associação de Promoção Social do Fissurado Labiopalatal de Joinville (Profis).

As cirurgias serão feitas em cerca de 30 crianças, das 7h até às 18h. O médico Gerson Ritz, cirurgião plástico do Centrinho Luiz Gomes, será o responsável pelos procedimentos. Também atuarão no mutirão os cirurgiões plásticos Renato Freitas, de Curitiba, e Hugo Rodrigues, de Belo Horizonte, que foram trazidos pela Smile Train e pela Profis.

Segundo o coordenador do Centrinho Luiz Gomes, Roni Anderson Schiochet, foram quatro meses de planejamento para viabilizar o mutirão.

“Esse mutirão vem ao encontro das demandas do serviço do Centrinho, que envolve toda uma equipe multidisciplinar nos pré-operatórios e pós-operatórios, como pediatra, assistente social, fonoaudióloga, psicóloga, enfermagem, odontologia e equipe administrativa. E o que motiva essa locomotiva de sorrisos são as crianças atendidas no Centrinho de Joinville”, afirma o coordenador.

O cirurgião plástico do Centrinho, Gerson Ritz, informa que as cirurgias estão sendo feitas em crianças de 5 meses a 2 anos de idade. “Esse mutirão é importante para que as cirurgias sejam realizadas na idade certa dos pacientes, para que não haja complicações no tratamento delas”, aponta o médico.

João Pedro da Silva Xavier é um dos bebês selecionados para a cirurgia no mutirão. “Ele já estava sendo acompanhado no Centrinho. Foi muito bom receber a notícia que ele já poderia fazer a cirurgia”, diz a mãe, Franciele Santos da Silva.

Palestra

Nesta sexta-feira (5/5), ocorrerá no Ielusc (rua Mafra, 84, bairro Saguaçu), uma palestra sobre fissura labiopalatina, com o médico Renato Freitas. A mediação será do cirurgião plástico Gerson Ritz. A palestra é voltada para acadêmicos de fonoaudiologia, médicos e profissionais de enfermagem.

“O Centrinho, além de reabilitar, também desenvolve trabalhos e pesquisas. Sabemos que todos os centros de fissura no Brasil também exercem a ampliação do conhecimento, por isso realizamos essa palestra”, explica Roni Anderson Schiochet.