Central de Hidratação 24 Horas inicia atendimento para pacientes com dengue em Joinville

Publicada em 04/03/2024 às 18:54
Relacionado a:

Em Joinville, pacientes com casos confirmados de dengue passam a contar com o serviço da Central de Hidratação 24 Horas. O serviço entrou em operação nesta segunda-feira (4) e está instalado no mesmo prédio da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Glória, na rua Brigada Lopes. A estrutura conta com 20 leitos de observação.

O atendimento é diário, inclusive nos finais de semana e feriados. De acordo com a diretora executiva da Secretaria da Saúde, Marlene Bonow Oliveira, a Central de Hidratação 24 Horas amplia o atendimento a pacientes que tiveram classificação de dengue B ou C, reduzindo a sobrecarga em outras Unidades de Pronto Atendimento.

“A Central de Hidratação 24 Horas é um local de referência para os pontos de atenção que já fizeram algum atendimento e que fazem a classificação desses pacientes que, em 70% dos casos, são do tipo A. Aqueles que tiverem classificação B ou C, precisam de outra intervenção de tratamento. A Central é uma oportunidade de ampliação dos leitos de observação que normalmente estão sendo ocupados pelos pacientes dos tipos B ou C nas nossas Unidades de Pronto Atendimento”, explica.

Atendimento direcionado

Os pacientes que têm acesso à Central de Hidratação 24 Horas são aqueles que já foram atendidos em uma das 54 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) ou em uma das Unidades de Pronto-Atendimento, e que receberam diagnóstico de dengue dos tipos B ou C.

Através do encaminhamento, esses usuários são recebidos pela Unidade Sentinela da dengue que funciona na UBSF Glória. No local, passam por nova avaliação médica e são direcionados para a Central de Hidratação, onde recebem as medicações necessárias, bem como hidratação endovenosa ou via oral.

Na Central de Hidratação, também são realizados exames de monitoramento das condições do paciente, além de suporte logístico quando é necessário o deslocamento para outro ponto de atenção, como em situação de internação hospitalar.

Atenção aos primeiros sintomas

A Secretaria da Saúde de Joinville orienta a população que procure atendimento em uma das 54 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), já nos primeiros sintomas da doença, tais como febre que pode iniciar subitamente e alta, associada dores de cabeça, dor atrás dos olhos, mal estar, dor no corpo, nas juntas e manchas pelo corpo.

“Nas UBSFs, será feito o diagnóstico clínico. Num primeiro momento não é necessário qualquer outro recurso adicional. Por isso, atenção aos sintomas, porque podemos fazer uma intervenção precoce evitando, inclusive, um futuro agravamento e necessidade de internação do paciente”, alerta Marlene.