Censo 2022 aponta que Joinville tem 616.323 moradores

Publicada em 28/06/2023 às 17:44
Relacionado a:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (28) os Primeiros Resultados de População e Domicílios do Censo Demográfico 2022. Foi confirmado o aumento no número de habitantes em Joinville. O município tem agora oficialmente uma população de 616.323 pessoas.

Joinville teve um crescimento de 19,61% de sua população – são mais 101.035 moradores no município, em relação ao Censo de 2010. Isso representa o segundo maior crescimento em números brutos em Santa Catarina. É o 13º maior crescimento populacional do Brasil.

“É com grande satisfação que nós acompanhamos o desenvolvimento das atividades do Censo 2022 e agora recepcionamos os resultados finais. O fato é que os 100 mil habitantes que foram acrescidos nesta última década representam um desafio gigantesco de atendimento para o serviço público. Porque esse crescimento populacional ocorre principalmente nos segmentos sociais que dependem de um maior atendimento dos serviços que são prestados pela Prefeitura, como, por exemplo, a educação básica e saúde”, afirma Marcel Virmond Vieira, secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fernando Bade, a economia de Joinville cresce em paralelo ao aumento populacional. “Esses dois crescimentos caminham juntos. A capacidade produtiva que está instalada em Joinville seja em comércio, indústria ou serviço, vai crescendo de forma orgânica por causa do crescimento econômico. Empresas compram de outras empresas que compram de pessoas, e isso atrai novos negócios”, exemplifica Bade.

O secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano destaca que à medida que a população aumentou cerca de 20%, o número de empreendedores aumentou em uma escala significativamente maior.

“Joinville é uma cidade que hoje tem mais de 100 mil CNPJs. E desses, sabemos que cerca de 65 mil são microempreendedores individuais. Isso também traz novas formas de olhar para a distribuição dos focos de desenvolvimento pelos diversos bairros da cidade. A partir do acesso aos dados do Censo 2022 podemos fazer agora uma revisão e atualização do processo de planejamento dos atendimentos do serviço público”, aponta Marcel.