Cases de sucesso da Prefeitura de Joinville são apresentados durante o Summit Cidades

Publicada em 27/06/2023 às 10:25
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE

Até quarta-feira (28/6), lideranças que planejam e trabalham pelo desenvolvimento dos municípios participam do Summit Cidades, em Florianópolis. A Prefeitura de Joinville participa de diversos painéis e palestras com cases de destaque que podem se tornar referência para outros municípios brasileiros.

Na tarde desta segunda-feira (26), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fernando Bade, foi um dos palestrantes do painel que apresentou como a região Sul do Brasil está organizada para ser uma referência enquanto polo tecnológico. Além de Joinville, o Techroad é formado por Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre e Caxias do Sul, e tem como objetivo atrair investimentos, facilitar troca de informações e fomentar negócios entre empresas de tecnologia e outros setores.

Ainda no primeiro dia de evento, a Companhia Águas de Joinville esteve presente no debate sobre Certames Públicos – estratégias e desafios. Adriana Loth, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Companhia abordou o tema sob a visão de uma comissão de concurso público.

A Águas de Joinville também apresenta dois cases. O Programa Rede de Oportunidades, que oferece cursos gratuitos de instalações hidráulicas e pavimentação abertos à comunidade foi apresentado nesta segunda-feira.

Na terça-feira (27/6), das 9h às 10h30, o uso da tecnologia nas operações da Companhia será tema da palestra “Implementação do Power BI como ferramenta de controle operacional”, de Francisco Hoffmann. O objetivo é tratar sobre o uso de uma plataforma de business intelligence que fornece informações para auxiliar na tomada de decisão impulsionada por dados.

Um case da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) também será apresentado no Programa Boas Práticas, promovido pelo Consórcio Ciga no Espaço Fepese Experience. A experiência do Natal de Joinville de 2022 foi selecionada para a premiação como uma boa prática de acessibilidade e será apresentada pela diretora-executiva da Secult, Francine Olsen, e pelo gerente de Eventos, André Guesser, na quarta-feira (28/6), às 11 horas.

A programação do Natal de 2022 foi pensada tendo a inclusão como prioridade, para que todas as atividades permitissem a participação de forma efetiva de pessoas com deficiência. A apresentação mostrará como foi o planejamento, que contou com escuta de grupos e instituições de Joinville e a contratação de consultoria especializada, e a capacitação dos profissionais que trabalharam nas atrações de Natal.

Entre os diferenciais da programação, havia uma sala de acolhimento com atendimento personalizado, com cadeiras e colchões para descanso e banheiros acessíveis. Foram distribuídas fitas de identificação para atendimento prioritário e houve sessão especial e gratuita do espetáculo musical “Illuminare” para 1,5 mil pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Além disso, todos os brinquedos e atrações eram acessíveis, inclusive a pista de patinação e o carrossel.