Capacitação do Programa de Incubação da Join.Cubo 2023 reúne 88 alunos

Publicada em 14/02/2023 às 14:07
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE

Iniciou, nesta terça-feira (14), a formação dos alunos do Programa de Incubação da Join.Cubo 2023. As aulas da incubadora pública criada pela Prefeitura de Joinville ocorrem no prédio O Farol (rua Max Colin, 550 – América), às terças-feiras, das 8h30 às 11h30.

Todos os 88 alunos foram classificados por meio de processo seletivo. Nas aulas, que são gratuitas e duram até dezembro deste ano, serão trabalhadas características empreendedoras e ferramentas de gestão.

“Abordamos também a matemática do negócio, que é quando ensinamos os empreendedores a colocarem preços nos seus serviços e produtos, que é algo que muitos se perdem. A ideia é que, ao final desse processo de formação, eles possam escrever um plano de negócios. Nosso intuito é que a pessoa sai daqui profissionalizando o seu empreendimento”, explica Maria da Penha Lage Camargo, coordenadora do Serviço de Incentivo às Organizações Produtivas (SIOP).

Na aula inaugural da Join.Cubo 2023, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fernando Bade, ressaltou aos empreendedores que é preciso fazer com que Joinville continue crescendo.

“Para que isso ocorra, precisamos de novos negócios. A cidade constantemente recebe mais pessoas e são necessárias novas empresas para manter o ambiente econômico saudável, com oportunidades para empreender e empregos disponíveis”, relata Bade.

A vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin, também conversou com os empreendedores, incentivando-os a acreditarem em suas ideias e não desistirem de seus projetos.

“Vocês, para mim, já são vendedores. Já saíram da inércia e tiveram uma ideia. E não só tiveram essa ideia como vieram aqui no O Farol e se colocaram à disposição de aprender humildemente. Essa é uma grande vitória que vocês já tem na carreira de vocês”, elogiou a vice-prefeita.

Edilaine Andrade é uma das inscritas na turma de 2023 da incubadora pública. “O que me trouxe à Join.Cubo é a proposta de capacitar o microempreendedor. O meu objetivo, com esses conhecimentos é colocar em prática o que tenho em mente, que é um site de informações”, conta a jornalista.

A Join.Cubo é um programa ligado ao SIOP, que faz parte do Centro Público de Atendimento ao Trabalhador (CEPAT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE).