Candidatos ao cargo de professor do concurso da Educação de Joinville têm prova de desempenho didático neste fim de semana

Publicada em 20/01/2023 às 09:21
Relacionado a:

O concurso público da Prefeitura de Joinville para contratação de professores, auxiliares escolares e auxiliar de educador terá mais uma etapa neste sábado e domingo (21 e 22). Serão avaliados 600 candidatos a cargos de professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental que buscam preencher as 300 vagas para nível superior.

Os candidatos passarão por uma prova de desempenho didático, uma novidade neste concurso para a Rede Municipal de Ensino. A aplicação é realizada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), instituto contratado para realização do concurso público da Secretaria de Educação de Joinville.

Os candidatos apresentarão uma aula com conteúdo predeterminado na área de atuação à qual concorrem. Durante o processo, terão até 20 minutos de apresentação e até dez minutos para questionamentos da banca. O grupo de avaliadores é formado por professores selecionados pelo Cebraspe que virão de diferentes lugares do país. Não será permitida a participação de avaliadores que sejam servidores com vínculo ativo com a Prefeitura de Joinville.

Eram aptos a participar do concurso pedagogos e professores de diferentes especialidades. Eles tiveram um prazo entre 16 e 18 de janeiro para encaminhar o plano de aula ao Cebraspe. A aplicação da prova acontece das 8 às 12 horas, e das 14 às 17 horas, na Escola de Ensino Básico Engenheiro Annes Gualberto, no bairro Iririú.

Além da avaliação de desempenho didático, o processo ainda prevê a avaliação de títulos, que contará para a nota final dos candidatos. O resultado provisório das três etapas do concurso (provas práticas, avaliação médica e avaliação de títulos) será divulgado em 7 de fevereiro. Em seguida, haverá um período para interposição de recursos, para depois ser publicada a lista completa com os candidatos aprovados. Todo o processo do concurso pode ser acompanhado pelos candidatos na página do Cebraspe (bit.ly/cebraspeacompanhamento).

Mais de 5 mil candidatos

O concurso público da Secretaria de Educação ocorreu em 4 de dezembro, com a participação de 5.370 candidatos. São 300 vagas para cargos de professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental (nível superior) e 100 vagas para auxiliares de educador e auxiliares escolares (nível médio).

A remuneração inicial para os cargos de nível superior é de R$ 4.253,18, e para nível médio é R$ 2.637,21, com a possibilidade de acréscimo de possíveis gratificações, conforme a Lei Complementar Municipal 508/2018 e a Lei Municipal 9.214/2022. Todas as vagas são para carga horária de 200 horas mensais.

Os resultados das provas objetiva e discursiva já foram divulgados, assim como a listagem dos candidatos convocados para a prova de desempenho didático que acontece neste fim de semana. As pessoas que declararam alguma deficiência passaram por avaliação médica na quarta e quinta-feira (18 e 19/1), na Unidade de Saúde do Servidor da Prefeitura de Joinville.