Campeonato Joinvilense de Robótica premia nove equipes de Escolas Municipais

Publicada em 20/06/2023 às 09:46
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

O fim de semana foi de muita competição, diversão e aprendizado para cerca de 250 alunos e professores da Rede Municipal de Ensino que participaram do 3º Campeonato Joinvilense de Robótica, realizado no sábado (17/6), no Centreventos Cau Hansen. O evento foi organizado pela Secretaria de Educação e contou com 41 equipes de 23 Escolas Municipais.

Os estudantes fazem parte de equipes de robótica nas escolas e, durante o campeonato, tiveram a oportunidade de demonstrar os trabalhos e todo o conhecimento sobre tecnologia em quatro categorias: Robótica Lego, Seguidor de Linha, ArtBot e Projeto de Robótica Educacional.

“O campeonato foi um sucesso e o número de escolas participantes mais do que triplicou em relação ao ano passado, o que mostra que a tecnologia e a aprendizagem criativa estão sendo disseminadas na Rede Municipal de Ensino”, avalia o diretor executivo de Formação e Inovação da Secretaria de Educação, Cleberson de Lima Mendes.

Ao longo de todo o dia, o público circulou pela arena do Centreventos Cau Hansen para conhecer os trabalhos apresentados pelos alunos e se reunir em volta das mesas de competição para torcer pelas equipes. A categoria ArtBot ainda contou com votação popular para definir os vencedores.

A equipe Pink, da Escola Municipal Professora Laura Andrade, levou o troféu na categoria ArtBot Júnior, com um robô rosa que simulava estar pedalando em uma bicicleta. O time foi composto exclusivamente por meninas e deu orgulho para a professora Jocilene Machado. “Esse troféu é importante para incentivar essas meninas, para que vejam o potencial que têm e que podem seguir no ramo da tecnologia e da informação”, conta.

Os demais vencedores do 3º Campeonato Joinvilense de Robótica foram equipes das escolas CAIC Professor Mariano Costa, Dom Jaime de Barros Câmara, Jovens e Adultos, Padre Valente Simioni, Paul Harris, Prefeito Luiz Gomes e Vereador Curt Alvino Monich.

Veja os vencedores por categoria:

– Robótica Lego

Desafio do robô