Campanha nacional de vacinação contra a gripe encerra nesta sexta-feira

Publicada em 28/06/2023 às 11:36
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

O Ministério da Saúde encerra na sexta-feira (30/6), a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

Em Joinville, a Secretaria da Saúde (SES) iniciou a vacinação contra a gripe no mês de abril entre os grupos prioritários e, em maio, estendeu a imunização para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade.

Desde o início da campanha, das 214,7 mil pessoas estimadas dentro dos grupos prioritários, 79,3 mil foram vacinadas. Em relação ao público em geral, 37,6 mil pessoas receberam a dose do imunizante.

De acordo com dados da SES, em 2022, a cobertura vacinal do público prioritário chegou a apenas 57%, durante todo o ano. O índice é considerado muito abaixo da meta de cobertura, que é de 95%.

Para tentar melhorar os resultados, a Secretaria da Saúde adotou medidas como ampliação do horário de atendimento em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), com funcionamento aos sábados.

Vacina continuará disponível

Mesmo após o encerramento da campanha nacional, a vacina contra a gripe continuará disponível para toda a população, de segunda a sexta-feira, em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), exceto a UBSF Jativoca.

Também está disponível o reforço da vacina bivalente contra a Covid-19, para pessoas com 18 anos ou mais, e para pessoas com idade entre 12 e 17 anos com comorbidades, imunocomprometidas, gestantes, puérperas, com deficiência permanente, em medida socioeducativa, em Instituições de Longa Permanência e habitantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

O horário em que as vacinas são aplicadas nas UBSFs está disponível no site www.joinville.sc.gov.br.