Campanha Maio Furta-Cor promove ações de valorização à saúde mental materna

Publicada em 04/05/2023 às 17:03
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Ao longo deste mês, a campanha Maio Furta-Cor – Saúde Mental Materna Importa, promove em Joinville uma série de ações e eventos com temas voltados à saúde e bem-estar mental das mulheres, especialmente as mães, gestantes e puérperas. A campanha tem apoio da Prefeitura de Joinville.

A programação é totalmente gratuita e aberta à comunidade. Entre as diversas opções oferecidas, estão oficinas de shantala, culinária kids, quilling e cerâmica; rodas de conversa sobre acolhimento a mães não amamentantes, amamentação e puerpério, amamentação e exterogestação, sono do bebê; aulões de sling dance, dança e yoga; palestras sobre empreendedorismo, maternidade e carreira; além de contações de história e mesas redondas.

Neste domingo (7), a partir das 14h, no Jardim do Museu de Arte de Joinville (MAJ), acontece o “Encontro Furta-Cor”, ação oficial da campanha em âmbito nacional. Durante a tarde, o público poderá participar de atividades como roda de conversa e ensaio do grupo feminino de maracatu.

Sobre a campanha Maio Furta-Cor

Criada em 2020, em Curitiba (PR), a campanha Maio Furta-Cor já possui cerca de 300 representantes em todo o Brasil e também está presente em 17 países. Em Joinville, o evento realiza a sua segunda edição.

Os objetivos da iniciativa são sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna; promover ações de conscientização em saúde mental materna, baseadas em evidências científicas; estimular a construção de políticas públicas de saúde por meio de projetos de lei que instituam o Maio Furta-Cor como estratégia de política pública de saúde para mulheres mães.

De acordo com Gerrana Portugal, representante da campanha Maio Furta-Cor em Joinville, o movimento busca criar uma rede de relacionamento entre mães e mulheres que vão se tornar mães e proporcionar a elas momentos de acolhimento e fortalecimento.

“A maternidade muitas vezes é romantizada, mas quem já passou pelo processo sabe o quanto é desafiador. Queremos que as mulheres saibam que não estão sozinhas e isso, com certeza, ajuda a fortalecer a saúde mental. Juntas, também queremos pensar em políticas públicas para dar assistência a quem não tem acesso a tratamentos e acompanhamento”, afirma Gerrana que também é mãe e atua como consultora de amamentação.

A programação completa de ações da campanha Maio Furta-Cor está no site maiorfurtacor.com.br. Informações sobre inscrições nas atividades podem ser obtidas pelo telefone (47) 99653-8822. No Instagram, é possível localizar mais informações sobre a campanha pela #maiofurtacorjoinville ou pelo perfil @geportugal.