Campanha educativa alerta para o alto índice de faltas às consultas em Joinville

Publicada em 21/09/2022 às 13:20
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A Prefeitura de Joinville está promovendo uma campanha educativa para alertar a população sobre o alto índice de faltas às consultas agendadas. A ação tem o objetivo de alertar sobre o volume de consultas perdidas pelo não comparecimento do paciente ao agendamento, por meio do slogan “A consulta que você falta, faz falta para Joinville”.

Mensalmente, a Secretaria da Saúde de Joinville oferece cerca de 86 mil consultas na Rede Pública de Saúde, considerando a atenção básica e a rede especializada. Do total de joinvilenses com agendamento para consultas, cerca de 15 mil não comparecem, o que representa uma média de 17,5% de absenteísmo.

“Este percentual é muito alto. Por ano, são aproximadamente 180 mil faltas às consultas agendadas. Nós estamos comprometidos em seguir aumentando o acesso à saúde, mas também é muito importante que a população se comprometa com o uso correto do serviço”, apela o secretário Andrei Kolaceke.

A campanha está sendo veiculada nas redes sociais e também em emissoras de TV, rádio e portais de notícias. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Joinville, por meio da parceria entre as secretarias da Saúde e de Comunicação.

“Caso não tivéssemos esse alto índice de faltas, seria possível, por exemplo, zerar as filas de espera por consultas especializadas na cidade de Joinville em um ano”, exemplifica o secretário.

O vídeo que faz parte da campanha também está disponível no canal da Prefeitura no YouTube e leva até o público um alerta e também a orientação sobre como proceder.

“É fundamental que, caso não possa comparecer a uma consulta agendada, o paciente comunique à unidade de saúde o quanto antes, para que nós possamos fazer o agendamento de outra pessoa que está aguardando”, explica Andrei.

Outro fator importante é manter os dados cadastrais sempre atualizados junto à Prefeitura de Joinville. A atualização de informações, como telefone para contato e endereço, pode ser feita em qualquer Unidade Básica de Saúde da Família e nas demais unidades de atendimento da Secretaria da Saúde.