Câmera e robô são usados pela Prefeitura de Joinville para vistoria em redes de drenagem

Publicada em 28/04/2023 às 09:48
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) da Prefeitura de Joinville conta agora com equipamentos de alta tecnologia para a vídeo inspeção das redes de drenagem. Utilizado em caráter inédito pela Seinfra, o sistema utiliza cabos ou robôs móveis com câmeras acopladas.

De forma autônoma ou conduzidos por profissionais, os equipamentos percorrem as galerias e tubulações, captam as imagens e mostram com efetividade eventuais anomalias, como ligações irregulares, problemas construtivos, tubulações danificadas, existência de sedimentos e outros fatores que podem prejudicar as redes.

O tipo de equipamento a ser utilizado é definido de acordo com as características e condições da estrutura a ser inspecionada.

Em galerias de maior porte, onde é possível a entrada e o deslocamento de uma pessoa em seu interior, podem ser empregadas as câmeras de tração manual que possuem cabo de dados com extensão de 120 metros. Esse equipamento é posicionado no início da tubulação e, desse ponto, gera imagens com zoom de alta qualidade a uma distância de até 70 metros.

A câmera de alta definição possui iluminação própria e pode percorrer o interior da tubulação e fazer medições, mapeamentos, cadastros, diagnósticos e detecção de falhas estruturais e construtivas, além de identificar problemas de desgaste, erosão, rupturas e vazamentos.

Já em estruturas menores e que oferecem condições adequadas, a opção é o robô que se desloca de forma autônoma no interior das tubulações. Ele possui câmera, iluminação e sonda de localização por rádio frequência que permite localizar a posição e profundidade aproximada do equipamento.

Informações auxiliam na definição das estratégias adotadas

Após a captação dos dados pelas imagens é gerado um relatório de diagnóstico da inspeção, que é analisado pela equipe técnica da Seinfra para a definição das estratégias e ações a serem executadas.

De acordo com o diretor executivo da Seinfra, Fabiano de Souza, o sistema de vídeo inspeção contribui de maneira efetiva em diversas situações.

“As imagens podem facilitar a desobstrução de tubulações, mostrando diretamente onde está o problema. Em obras de pavimentação ou na elaboração de projetos vão confirmar se as tubulações já existentes estão em condições adequadas ou se estão danificadas; podem mostrar se existem problemas de erosão em uma galeria. É um sistema que pode ser suporte para várias obras e procedimentos realizados pela Seinfra”, explica Fabiano.

O sistema de vídeo inspeção foi utilizado na região do leito antigo do rio Mathias, no trecho que vai da rua Euzébio de Queirós, no bairro Atiradores, até a Praça da Bandeira, no Centro da cidade.

Os equipamentos também foram empregados na verificação da rede pluvial da rua Abelardo Lopes da Silva, no bairro Fátima. Ao longo do trajeto percorrido, as câmeras identificaram problemas como acúmulo de lixo e sedimentos na tubulação.

“Joinville possui ampla malha de microdrenagem e esse recurso pode ser usado como suporte em projetos de drenagem, para os trabalhos das Unidades Regionais e nas obras de pavimentação”, conclui Fabiano.

A inspeção é realizada por uma empresa terceirizada contratada pela Prefeitura. O contrato é para inspeção em 60 km de rede de drenagem, conforme demanda da equipe técnica da Seinfra.