Boulevard dos Atletas, na Expoville, oferece opções gratuitas para a comunidade aproveitar no feriado

Publicada em 16/10/2023 às 16:38
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Visitantes e atletas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) podem aproveitar, além das competições abertas e gratuitas a todos, a programação do chamado Boulevar dos Atletas, na Expoville, sede das competições.

O Boulevard está montado na entrada do Centro de Convenções. São diferentes lounges onde os visitantes e atletas se reúnem e convivem. Tem mesa de pingue pongue, fliperama, jogos de realidade virtual e diferentes lugares instagramáveis. Todas atrações são gratuitas e abertas para a população em geral.

Além disso, o visitante pode conferir as competições, por exemplo, dos E-Sports (Clash Royale, Free Fire, Futebol Eletrônico, Counter Strike G.O., League of Legends e Valorant). Um grande telão foi montado no Boulevard, os players jogam ao vivo e o público torce e acompanha as partidas. Outra opção é acompanhar também as competições de Breaking, com um espaço destinado a dança, com direito a DJ.

Erick Farias, atleta de Natal, Rio Grande do Norte, veio para Joinville competir na modalidade Cheerleading e conta que sempre que pode está no Boulevard. “Aqui é muito bom, tem ambientes variados, atrações, a gente passa um tempo aqui, tira fotos, é um ambiente muito legal”, diz Erick.

“Aqui a turma se diverte muito. Quando não estamos na concentração ou jogando, estamos aqui. É sempre uma alegria e uma integração com a galera”, conta João Pedro Pinheiro, atleta de volei de Teresina, Piauí. Toda a turma dele estava do lado de fora do Boulevard, onde tem o Palco Cultural com programação diária.

A atleta de handebol do Maranhão também é frequentadora do espaço. “O pessoal fica dançando ou jogando, eu me divirto muito ao ver o povo tentando jogar boxe na realidade virtual”, conta Emily Martins.

Atrações que podem ser prestigiadas por todos

Não são só os atletas que aproveitam as atrações gratuitas do local. O designer Anderson Barbosa levou a mulher, os dois filhos e os pais para conhecerem a sede das competições. “Vimos pelo instagram da Prefeitura que Joinville estava recebendo os jogos e viemos conhecer. Acompanhamos partidas de handebol feminino e judô masculino e agora estamos passeando e tirando fotos. É muito bom ver gente do Brasil inteiro aqui”, fala Anderson.

Quem estava feliz em estar ali era a aluna Júlia Santos, de 12 anos. Ela e outros alunos de 8 a 12 anos da Escola Municipal Fritz Benkendorf, do Rio Bonito, em Pirabeiraba, foram com professores até a sede das competições. “É a primeira vez que venho aqui, vim ver os jogos e conhecer esse lugar”, disse Júlia. Ela e os colegas aproveitaram uma atividade de recreação no Palco Cultural.

No Boulevard dos Atletas também tem um espaço da Prefeitura de Joinville. Profissionais orientam sobre informações turísticas, atrações culturais, naturais, além de horários e paradas do ônibus que realiza city tours diários e gratuitos.

Joinville é sede dos JUBs até dia 21 de outubro

Os JUBs Joinville são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Prefeitura de Joinville e Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU).

Ao todo, participam 320 instituições de ensino superior, representando todas as 27 Federações Universitárias do país. Nos 14 dias de competição, os atletas disputam as modalidades de judô, karatê, luta olímpica, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, xadrez, acadêmico, breaking, cheerleading, basquete, futsal, handebol e vôlei, além dos esportes eletrônicos – League of Legends, Futebol Eletrônico, Clash Royale, Valorant, CS Go e Free Fire.

As competições são em diferentes locais da cidade: além da Expoville, no Centreventos Cau Hansen, no Centro de Treinamento Ivo Varella, Ginásio Municipal de Esportes Mário Timm, Ginásio Abel Schulz, Univille, Associação Atlética Tupy e no Joinville Tênis Clube.

Também haverá transmissões dos jogos pela internet, pelo canal da CBDU no YouTube e pela plataforma de streaming Twitch. A programação completa do JUBs 2023 estará disponível no site da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (www.cbdu.org.br).