Foram homenageados nesta segunda-feira (26) os atletas de Joinville que participaram dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) representando Joinville. A cerimônia foi realizada pela Secretaria de Esportes (Sesporte) da Prefeitura, na Arena.
As competições do Jasti ocorreram de 1º a 4 de maio, em São Bento do Sul. Joinville foi campeã no atletismo feminino, dança de salão (categoria A), beach tennis masculino e voleibol adaptado masculino. E os troféus de segundo lugar foram no bolão 23 feminino e dança popular.
O prefeito de Joinville, Adriano Silva, ressalta que caso os Jogos Abertos da Terceira Idade tivessem um ranking geral, Joinville teria sido a primeira colocada na competição.
“E olha, disparado na frente, graças a essas pessoas que escolheram como viver bem na terceira idade. Eles dão um exemplo para todos os joinvilenses, afinal, é uma questão de escolha, e eles escolheram o esporte, o lazer e a dança para representarem a nossa cidade e para terem qualidade de vida”, elogia o prefeito.
Segundo o secretário de Esportes de Joinville, Douglas Steffen, o Jasti é uma consolidação dos trabalhos feitos nos municípios de Santa Catarina.
“Em Joinville nós temos diversos núcleos de atividades físicas por meio do Movimenta Joinville. Estar presente no Jasti, trazendo tantos títulos, significa que nós estamos no caminho certo. É a terceira idade praticando esportes na cidade”, afirma o secretário.
Um dos destaques do Jasti foi o casal José Adir Buss e Ariete Anjos Buss, campeões na dança de salão (categoria A). Ariete recomenda a todos os idosos participarem de competições, já que, ganhando ou perdendo, a sensação de felicidade é muito grande.
“Porque, nesse momento, você não tem dor, você não tem problemas, você não tem nenhuma dificuldade, é só vida. Eu sempre digo que nós, na nossa idade, não temos mais tempo para sermos infelizes. A gente só precisa ser feliz. Que essa é a hora, esse é o momento. Temos que viver”, ensina Ariete, de 64 anos.
Outro destaque dos Jasti foi Fábio Canellas, de 67 anos, integrante da equipe que ganhou o troféu de primeiro lugar no voleibol adaptado masculino.
“O Jasti está mais para a integração, a felicidade das pessoas de participarem ativamente, independente da sua modalidade, colaborando com o município, torcendo. Foi fantástico essa participação, foi legal mesmo”, comemora Fábio.