Atleta de tênis de mesa de Joinville é destaque nos JUBs

Publicada em 18/10/2023 às 18:43
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Competir em casa nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), a maior competição universitária da América Latina, tem sido muito especial para a atleta de tênis de mesa, Lhays Stolarski. Ela se destacou na cerimônia ao conduzir o fogo simbólico para o acendimento da pira e a partir desta quarta-feira (18) começou a competir na Expoville.

“A cerimônia teve um sentimento diferente, foi muito gratificante. Fiquei muito orgulhosa de mim mesma de estar lá. Jogar em casa, a gente se sente mais confortável, vem o pessoal da equipe, o técnico, todo mundo gosta de jogar em casa”, diz.

Lhays que está com 21 anos e cursa faculdade de Educação Física, teve o primeiro contato com o esporte onde estudava, a Escola Municipal Laura Andrade, no Jardim Iririú. “Eu não sabia das regras, brincava porque odiava perder. Com 9 anos, o professor me levou para a Associação Joinvilense de Tênis de Mesa”, conta Lhays.

No começo era difícil porque ela morava longe da associação e os pais não podiam levá-la. Mas, ao completar 13 anos, passou a ir sozinha de ônibus para treinar. “Depois de um mês e meio passei para a equipe e comecei a disputar campeonatos”, diz.

No final de 2015, Lhays foi para o Campeonato Brasileiro. “Fomos campeãs por equipes de clubes”, conta. Aquele ano foi decisivo para a atleta. Ao não passar de chave no individual, ela percebeu que era aquela carreira que queria seguir, mas teria que se dedicar ainda mais. “Fiquei vendo os jogos da arquibancada e vi que era aquilo que eu queria. Voltei para Joinville, comecei a me dedicar mais, treinar mais e consegui meu objetivo que era a seleção”.

Em 2020, ela competiu no Campeonato Sul-Americano. No ano seguinte, jogou o Pan-Americano e em 2023 integrou a delegação brasileira do Mundial Universitário, na China. Mas os sonhos não param por aí. “Eu ainda quero jogar na seleção brasileira adulta, na categoria principal e quero ser técnica de tênis de mesa”. Lhays faz também faculdade de Educação Física.

Os JUBs Joinville são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Prefeitura de Joinville e Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU).