Atleta de Joinville competirá no Mundial de Canoagem na Alemanha

Publicada em 17/08/2023 às 10:26
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Joinville estará presente no Campeonato Mundial de Canoagem e Paracanoagem, que ocorrerá de 23 a 27 deste mês, em Duisburg, na Alemanha. O atleta Edson Silva, o Edinho, é um dos integrantes da Seleção Brasileira de Canoagem.

Edinho, que representa o município e o Joinville Iate Clube em competições, viajará na sexta-feira (18/8) para a Alemanha.

“A preparação para o Mundial da Alemanha está intensa. Estamos treinando muito forte para essa competição, onde estarão os melhores do mundo da canoagem. Estamos praticamente oito meses treinando. Nossa expectativa é conquistar a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024”, afirma Edinho.

O atleta, que tem 41 anos de idade, treina de cinco a sete horas por dia, de segunda a sábado. Os treinos ocorrem em Joinville e no Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de Canoagem, na cidade de Capitólio, Minas Gerais.

“Está sendo um grande desafio. Não imaginava, aos 41 anos, fazer parte da equipe nacional, além disso, disputando provas internacionais. Eu nem percebo que tenho 41 anos. Mas estou em uma das melhores fases da minha carreira como atleta olímpico”, diz o canoísta.

Edinho é gaúcho, mas está há três anos competindo por Joinville. Em parceria com a Secretaria de Esportes (Sesporte) da Prefeitura e o Joinville Iate Clube, ele integra o projeto de aulas de canoagem oferecidas pelo Programa Movimenta Joinville.

“Eu enxergo Joinville como um grande celeiro para a canoagem brasileira. A cidade tem tudo para formar novos atletas de canoagem. Joinville e Santa Catarina são uma referência em apoio ao esporte”, elogia o atleta.

Nos 29 anos de canoagem, Edinho conquistou 80 medalhas em competições internacionais e 87 medalhas em competições nacionais. Foi campeão em Jogos Pan Americanos, Campeonatos Mundiais e Brasileiros.