Após redução na procura, Central de Atendimento da Dengue deixa de funcionar em Joinville

Publicada em 29/06/2023 às 08:14
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Na sexta-feira (30/6), é o último dia de funcionamento da Central de Atendimento da Dengue, em Joinville. O serviço que foi estrategicamente oferecido à população quando houve aumento no registro de casos da doença, encerra a atividade diante da redução expressiva da demanda.

A Central começou a funcionar no dia 28 de março e atendeu cerca de 8,8 mil usuários. Em abril, foram atendidas 3,5 mil pessoas, no mês seguinte, foram 3,6 mil e até o dia 27 de junho, o número baixou para 893 pessoas.

Como a escala de profissionais que atendem na Central da Dengue é composta por servidores da Rede Municipal, eles retornam aos seus locais de trabalho, como as Unidades Básicas de Saúde da Família, para fortalecer a rede de atendimento.

A Rede Municipal de Saúde permanece preparada para atender os pacientes com suspeita ou com diagnóstico positivo para a dengue. Aos fins de semana, os pacientes podem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS Sul e Leste e PA Norte) e durante a semana, as Unidades Básicas de Saúde da Família prestam o serviço. Os casos de pacientes identificados, a partir de critérios técnicos, que possuem maior risco de agravamento da doença continuam sendo monitorados pelo Ligue Saúde.

A Central de Atendimento da Dengue foi aberta com apoio da UniSociesc Campus Park que autorizou que a estrutura continue montada no local, e da Tupy S/A. Caso haja necessidade, o serviço pode ser retomado.