O aplicativo Joinville Fácil, desenvolvido pela Prefeitura de Joinville para oferecer serviços e informações para a população, passa a contar com duas novas funcionalidades a partir desta segunda-feira (13/10): a tábua de marés e os alertas do Plano de Contingência (Plancon).
A tábua das marés poderá ser acessada a qualquer momento pelos usuários que baixarem o aplicativo no celular ou acessarem via versão web e fizerem o login utilizando os dados de cadastro do Gov.br. A funcionalidade consiste na tábua que mostra os níveis de maré diariamente, sinalizando quando está alta ou baixa.
“É importante que os joinvilenses saibam que o alerta de maré alta não significa que haverá necessariamente um alagamento. Mais fatores estão envolvidos. Por isso, é importante acompanhar também as previsões da Defesa Civil de Joinville, que também são publicadas no app, na aba ‘Notícias enviadas via SMS para telefones cadastrados”, explica o diretor executivo da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.
Já a funcionalidade de alertas do Plancon vai ser disponibilizada no aplicativo sempre que alguma circunstância altere o nível do plano, saindo da normalidade (cor verde). Isto pode ocorrer em situações ligadas a fenômenos climáticos, como frentes de frio extremo ou temporais, ou a incidentes.
“Nestes casos, o fenômeno, suas possíveis consequências e orientações para a população serão colocados em destaque no aplicativo. Quem permitir notificações, receberá também alertas em tempo real”, acrescenta o diretor executivo.
App Joinville Fácil
Além destas funcionalidades, o app Joinville Fácil conta com outros serviços, como consulta e pagamento de débitos, a exemplo do IPTU, registro de situações envolvendo a iluminação pública, sinalização e possíveis focos de dengue, por exemplo. Outro destaque é a possibilidade de registrar e acompanhar o atendimento de ouvidorias.
Para baixar o aplicativo Joinville Fácil basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone Android ou iOS. O login é feito pelo sistema Gov.BR, o mesmo para acessar benefícios do Governo Federal, fazer o Imposto de Renda ou exibir a Carteira Nacional de Habilitação Digital.