Ano letivo inicia na Rede Municipal com aulas presenciais para todos os alunos

Publicada em 07/02/2022 às 15:14
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Nesta segunda-feira (7), 71,8 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Joinville iniciam o ano letivo em 88 Escolas e nos 74 Centros de Educação Infantil da Prefeitura de Joinville. Na Escola Municipal Amador Aguiar, no bairro Ulysses Guimarães, os alunos do turno matutino foram recepcionados pelo prefeito Adriano Silva, pela vice-prefeita Rejane Gambin e pelo secretário de Educação, Diego Calegari.

Eles acompanharam o primeiro dia de aula e deram as boas-vindas aos estudantes. O prefeito aproveitou o momento para explicar aos alunos qual é o papel da Prefeitura de Joinville e as responsabilidades com a educação pública.

“Nos 22 anos de existência da Escola Amador Aguiar, foi a primeira vez que um prefeito participou da recepção no primeiro dia de aula dos alunos. Com certeza, os pais e professores sentiram-se muito valorizados com este momento”, analisa a diretora Angela Rosa de Lima.

Depois da visita à EM Amador Aguiar, o prefeito, a vice-prefeita e o secretário de Educação estiveram no Centro de Educação Infantil Maria Laura Cardoso Eleotério, no mesmo bairro. A unidade atende 335 crianças de quatro meses a cinco anos de idade.

O ano letivo inicia com atendimento 100% presencial e foco na recuperação das dificuldades de aprendizagem causadas pela pandemia. As escolas de Ensino Fundamental estão oferecendo aulas de recuperação por meio do Programa Aprender Mais para alunos a partir do 3º ano, com o objetivo de potencializar o aprendizado de crianças não alfabetizadas ou com baixo rendimento. Cerca de 300 professores foram contratados para que sejam realizadas ações de reforço, com atendimento em aula e em formato de contraturno.

Protocolos de segurança são mantidos em 2022

Entre os alunos, os protocolos de segurança já são rotina e mesmo crianças que ingressam agora no Ensino Fundamental já estão acostumadas, como é o caso de Yasmin Louise Pereira, de seis anos. Empolgada, a aluna do primeiro ano entrou na escola nesta manhã, depois de passar álcool gel nas mãos e ter a temperatura aferida.

“Ela acordou três vezes durante a noite, de tão empolgada que estava para o primeiro dia de aula. Escreveu até uma cartinha para a professora. Ela está feliz e eu estou tranquilo porque conversamos sobre os cuidados que precisa ter, como  cumprimentar os amigos, estar sempre de máscara e passando álcool gel nas mãos”, afirma o pai de Yasmin, Gediel Pereira.

As unidades de ensino estão seguindo os protocolos de segurança previstos na sexta versão do Plano Municipal de Contingência (PLANCON-EDU). Segundo os novos regramentos, não há mais obrigatoriedade de distanciamento entre os alunos nos ambientes de estudos, apenas nos espaços de alimentação. Entre os cuidados estão a intensificação da ventilação nas salas de aula, escalas para os recreios e permanência do aluno na mesma cadeira todos os dias.

Além disso, as equipes das Escolas e CEIs estão preparadas para realizarem as medidas de contenção caso o estudante apresente sintomas de Covid-19.

Nova escola e mais vagas

Em 2022, as Escolas Municipais de Joinville atenderão 51.832 alunos no Ensino Fundamental. A capacidade de atendimento aumentou em 1.015 vagas em relação ao ano passado, após reformulações e abertura de novas turmas em algumas unidades.

Além disso, a municipalização da antiga Escola de Educação Básica Léa Maria Aguiar Lepper, no bairro Saguaçu, permitiu a ampliação no atendimento. A unidade, agora chamada de Escola Municipal Prof. Avelino Marcante – Extensão, atende alunos de 1º, 2º, 3º, 4º, 6º, 7º, 8º e 9º ano e, com o processo de municipalização, passou de 339 para 603 alunos.

O atendimento da Educação Infantil também foi ampliado neste ano. Dois Centros de Educação Infantil novos iniciaram as aulas nesta segunda-feira: o CEI Gustavo Zietz, em Pirabeiraba; e o CEI Débora Paloma, no bairro Bom Retiro, totalizando 335 novas vagas. O CEI Bem-me-Quer passou por reforma para expansão do prédio e, com isso, neste ano, mais 259 crianças puderam ser matriculadas na unidade, totalizando 480 vagas.

A Escola Municipal Wittich Freitag, no bairro Aventureiro, também recebeu adequações para que fossem abertas 100 vagas para 1º e 2º Período da Educação Infantil, atendendo desta forma uma demanda da comunidade para esta faixa etária. No total, a Rede Municipal de Ensino atende 19.978 alunos em CEIs.

O convênio com Centros de Educação Infantil privados também foi expandido. Neste ano, são oferecidas 1.358 vagas para crianças de quatro meses a três anos de idade em CEIs da Rede Conveniada.