Animais acolhidos no CBEA podem ser adotados permanentemente ou em lar temporário

Publicada em 21/06/2023 às 10:20
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA, Unidade de Bem-estar e Proteção Animal - SAMA.UBE

A partir desta quarta-feira (21), o joinvilense vai acompanhar nos veículos de comunicação e também nas redes sociais da Prefeitura de Joinville uma campanha sobre os serviços de adoção responsável e lar temporário para animais. O objetivo é encontrar tutores para cães e gatos que foram vítimas de maus-tratos e abandono, que hoje encontram-se no Centro de Bem-Estar Animal (CBEA).

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), oferece opções de adoção responsável e lar temporário de animais que hoje encontram-se no Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) da Sama.

“A convivência com animais de estimação nos traz inúmeros benefícios físicos e mentais, podemos evidenciar a redução do estresse, da solidão e o desenvolvimento da empatia. No entanto, um cãozinho ou gato não é um brinquedo descartável, é um amigo para a vida toda e isso deve estar claro no momento da adoção. É preciso entender que esse animal já foi abandonado uma vez e que precisa de todos os cuidados, merece respeito e carinho”, afirma a gerente do Centro de Bem-Estar Animal, Elisabet de Souza Mendes.

Joinvilenses podem se cadastrar e oferecer lar temporário

Uma das opções de adoção é o lar temporário. Nessa modalidade, a pessoa fica com a guarda do animal enquanto ele espera por uma família definitiva. Caso o animal ainda precise de algum tratamento, o lar temporário conta com apoio do CBEA para medicamentos e idas às clínicas.

Qualquer pessoa acima de 18 anos residente em Joinville ou entidade sem fins lucrativos localizada no município pode cadastrar-se para oferecer lar temporário. O cadastro é realizado de forma eletrônica, no site da Prefeitura, ou presencialmente, no CBEA (Servidão Doutora Marina Gavioli, no Vila Nova), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

É preciso apresentar documento de identificação com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência atualizado. Depois, é necessário aguardar contato e análise do CBEA.

E o próprio lar temporário pode virar o lar permanente para o animal, caso a pessoa assim o deseje. “O ideal é que o lar temporário se torne um lar definitivo para evitar mais rupturas para o animalzinho, que já vem de situações de abandono e maus-tratos. Mas, certamente, não é obrigatório”, explica Elisabet de Souza Mendes, gerente do Centro de Bem-Estar Animal.

Feira virtual “Adote um Amigo”

O Centro de Bem Estar Animal (CBEA) da Prefeitura de Joinville também conta com a feira virtual permanente de adoção de animais, “Adote um Amigo”. Para conhecê-los, basta acessar o site da Prefeitura.

No endereço eletrônico, é possível ver fotos dos animais que estão aptos para a adoção e preencher o formulário com a intenção de ser um adotante. A equipe do CBEA entra em contato para dar continuidade ao processo.