Alunos de Escolas Municipais usam a criatividade na programação durante a Semana do Scratch

Publicada em 19/05/2023 às 16:47
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Alunos da Rede Municipal de Ensino usaram a imaginação e a criatividade para desenvolver animações, jogos e histórias interativas por meio da programação ao longo da última semana. Cerca de 30 escolas participaram da Semana do Scratch, evento mundial criado pelo Media Lab, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que incentiva a realização de atividades com o uso da linguagem scratch.

A temática deste ano foi o poema de Loris Malaguzz, “As cem linguagens da criança”. A partir dela, os alunos foram convidados a criar uma visão de mundo ideal com o Scratch. Eles foram instruídos pelos professores integradores de mídias e metodologias (PIMMs), que explicaram o passo a passo de como criar cenários, personagens e animações.

O estudante Raul Pedroso Marcondes, de 11 anos, ficou tão empolgado com a linguagem de programação que, mesmo antes de começar as atividades na Escola Municipal Prefeito Geraldo Wetzel, já se antecipou e estudou sobre o assunto em casa. Quando chegou à sala de aula, estava com parte de um jogo desenvolvido a partir de uma história que havia criado.

“A história tem um rei que fica viúvo e duas princesas gêmeas que precisam definir quem será a próxima rainha”, detalha. “Achei muito legal o Scratch porque é fácil de usar e você pode criar qualquer coisa que pense. Dá para imaginar e fazer”.

A professora Revanilde Domingos Viana conta que a experiência foi muito impactante para desenvolver a criatividade, através das diversas histórias criadas pelos alunos, além do interesse pela programação.

“É um conhecimento que ficará marcado para sempre na vida deles. Mesmo que decidam não seguir por essa área, poderão ver até onde gostam e podem ir, e quem sabe ainda surja um profissional da programação no futuro”, destaca.

A participação da Rede Municipal de Ensino na Semana do Scratch teve como objetivo fomentar cada vez mais as unidades como espaços lúdicos, inclusivos e relevantes para os estudantes.