Alunos de Escolas Municipais desenvolvem soluções sobre cidades inteligentes em maratona de programação

Publicada em 27/11/2023 às 18:50
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

O fim de semana foi de criatividade e diversão para 74 alunos de 27 Escolas Municipais participantes do curso de programação <Lab_Code>, desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de Joinville. Eles se reuniram no último sábado (25), no Ágora Tech Park, para a Maratona <Lab_Code>, uma ação realizada em parceria entre a Secretaria de Educação e o Fab Lab Joinville.

Durante cerca de dez horas, os estudantes precisaram encarar desafios com a temática “cidades inteligentes”. Para isso, foram apresentados à prefeita da cidade fictícia de Perfeitolândia, que viajou no tempo diretamente do ano de 3052 para pedir ajuda aos alunos. Eles foram os pequenos sábios que a ajudaram a encontrar soluções para problemas que assolam o município imaginário do futuro.

“Esta é uma aprendizagem muito voltada para problemas reais e com muita mão na massa. Isso desafia os alunos a praticarem competências como criatividade e resolução de problemas, que serão essenciais para a vida diária, onde enfrentarão desafios em que não há respostas prontas”, explica o secretário de Educação, Diego Calegari.

Os estudantes se dividiram em grupos e foram guiados pelos “secretários” da cidade fictícia, abordando diferentes problemáticas, como trânsito sustentável, consumo de energia eficiente, reciclagem inteligente, segurança digital nas escolas, acessibilidade universal, espaços públicos de lazer, monitoramento da qualidade do ar, inclusão digital, agricultura urbana e combate às enchentes.

“Acho muito bacana que a gente precisa trabalhar com problemas reais porque podemos pensar em soluções para melhorar a nossa vida e a do próximo. E o mais legal é trabalhar em grupo, principalmente por ter que conhecer pessoas novas”, contou a aluna Giovana Mórbis Lemos, de 12 anos, da Escola Municipal Prefeito Luiz Gomes.

Além das atividades para os alunos, a maratona também teve um workshop sobre gestão de projetos para os professores integradores de mídias e metodologias (PIMMs), que são os responsáveis pelo curso de programação nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.