Alunos de Escolas e CEIs de Joinville se engajam no combate à dengue

Publicada em 22/02/2024 às 18:25
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Os alunos da Rede Municipal de Ensino estão engajados no combate ao mosquito da dengue desde o início do ano letivo nas Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) de Joinville. Em conjunto com os professores e equipes gestoras, os estudantes aprendem informações importantes sobre a prevenção da doença e ainda compartilham conhecimento com a comunidade.

Um exemplo destas ações ocorreu na tarde desta quinta-feira (22) no bairro Boehmerwald, na zona Sul da cidade. Os alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Orestes Guimarães foram para as ruas para conscientizar moradores e motoristas que passavam pela região.

“A gente veio fazer uma campanha de ‘10 minutos contra a dengue’ para evitar a proliferação desses mosquitos, que têm trazido muitas doenças para as pessoas. É algo muito preocupante e não é brincadeira”, explica a aluna Isabella Scalvi Viana, de 14 anos.

Com apoio dos profissionais da Escola e da Guarda Municipal, os alunos foram até a rua Boehmerwald. Eles entregaram panfletos com informações de prevenção à dengue e orientaram motoristas e pedestres. A professora de Ciências, Nayana Adriano Kupsch Nascimento, conta que a ação foi apenas uma das atividades desenvolvidas na unidade desde o início do ano.

“Estamos trabalhando desde as Séries Iniciais até o 9º ano para levar informações para todas as turmas, fazendo com que os alunos sejam os protagonistas. Alguns fizeram a produção e exposição de trabalhos, outros confeccionaram máscaras que foram distribuídas para os alunos menores, e com os maiores fizemos com que viessem para fora dos muros da escola para transmitir informações para a comunidade”, detalha.

Parceria com agentes da saúde

A ação realizada pela Escola Municipal Prof. Orestes Guimarães foi realizada a partir de uma parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBSF) do Boehmerwald. O trabalho em conjunto é uma forma de ampliar a conscientização para a comunidade e aumentar o número de moradores engajados no combate à dengue.

“Acreditamos que uma ação coletiva alcança uma abrangência maior de informações e conscientização. Entendemos que os alunos têm essa facilidade de transmitir o conhecimento para as famílias e os vizinhos, sendo um braço forte também para a unidade de saúde”, aponta a coordenadora da UBSF Boehmerwald, Flávia Marchi.

O resultado deste trabalho já tem sido percebido no dia a dia. O aluno Arthur Brants, de 13 anos, diz que as lições vão para além da sala de aula. “Eu aprendi que o mosquito da dengue se reproduz na água parada, então a solução é não deixar a água parada em nenhum lugar e conferir tudo. Por isso, a cada semana eu faço um check up geral em casa”, conta.

Atividades em toda a Rede Municipal de Ensino

Nos primeiros dias do ano letivo da Rede Municipal de Ensino, os alunos de escolas e CEIs foram apresentados ao projeto Detetives da Dengue e ao checklist “10 minutos contra a dengue”, transformando os estudantes em multiplicadores do combate ao mosquito no município.

A partir disso, as unidades escolares têm desenvolvido diversos trabalhos com os alunos para tratar da temática. As ações vão desde palestras com profissionais da saúde para os estudantes até peças de teatro sobre a dengue e ainda recepção das famílias e crianças com profissionais vestidos de mosquito Aedes aegypti.

Além disso, em parceria com a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Educação promoveu uma palestra para os profissionais da Rede Municipal de Ensino com a Dra. Martha Artilheiro. O objetivo foi abordar medidas práticas para evitar a proliferação da dengue, além de apresentar o cenário e perspectivas da doença em Joinville.