Alunos de 4º, 5º e 9º anos retornam ao ensino 100% presencial em Joinville

Publicada em 13/09/2021 às 15:28
Relacionado a:

Nesta segunda-feira (13/9), cerca de 16,8 mil estudantes retornaram ao ensino totalmente presencial nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Joinville. São alunos de 4º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental que estavam em sistema híbrido e, agora, unem-se aos alunos de 1º, 2º e 3º anos que retornaram às aulas 100% presenciais em 23 de agosto. Na próxima semana (20/9), as aulas totalmente presenciais serão retomadas também para as turmas de 6º, 7º e 8º anos.

Aluno do 9º ano da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, na zona Norte de Joinville, Cauã Binner, 15 anos, estaria em casa nesta segunda-feira se não houvesse o retorno ao presencial para todos os alunos de sua série.

“Voltar para a escola todos os dias é bom porque não teremos mais essas dificuldades para estudar e aprender. Para mim, principalmente as lições de português, com todas aquelas regras de gramática, eram as mais difíceis de fazer quando estava na semana de ensino à distância”, comenta Cauã.

O retorno de todos os alunos da turma para a sala de aula também faz com que os estudantes comemorem a reunião com colegas com quem não se encontravam desde março de 2020, quando a pandemia começou. Até a última sexta-feira, as turmas estavam divididas em dois grupos, já que o distanciamento em sala de aula precisava ser de 1,5 metro entre cada estudante. Agora, com o novo regramento estabelecido pelo Decreto Estadual 1.408 de 11/08/2021, pode haver 1 metro de distância entre as cadeiras. Na hora das refeições, o distanciamento de 1,5 metro continua sendo obrigatório.

“Eu estava sentindo falta dos meus amigos e ficar em casa sem a convivência com os colegas era muito chato. Além disso, é mais fácil de aprender na sala, quando temos o professor sempre por perto”, analisa a estudante Camilly Cristina Küsten, de 11 anos, aluna do 5º ano da Escola Municipal Gov. Pedro Ivo Campos.

Segundo o levantamento mais recente, realizado na última sexta-feira (10/9), dos 51.452 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, 2.211 optaram por permanecer no sistema 100% remoto. Esta modalidade está disponível para alunos com comorbidades, que acompanham os conteúdos de forma virtual. Nas séries iniciais, de 1º a 3º ano, 18.882 alunos retornaram ao ensino 100% presencial. Ao longo desta semana, será realizado o levantamento da adesão dos alunos de 4º, 5º e 9º anos ao sistema.

CEIs mantém sistema híbrido de ensino

As aulas dos Centros de Educação Infantil (CEIs) de Joinville continuarão no sistema híbrido, com escalas para cada grupo. A decisão leva em consideração as orientações dos regramentos estaduais, que determina o espaçamento entre os alunos no refeitório. Por isso, para a educação infantil, o retorno 100% presencial ainda não é possível. A Secretaria de Educação está em estudos para buscar soluções para contemplar esta faixa etária.