Alunos da Rede Municipal participam de hackathon sobre uso seguro das redes sociais

Publicada em 11/07/2023 às 18:36
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Alunos da Rede Municipal de Ensino estão participando de dois dias de hackathon dentro do programa Hellow, em parceria com o Senai, para desenvolver soluções criativas para o uso seguro das redes sociais. São 240 estudantes classificados para esta etapa, realizada em 25 Escolas Municipais de Joinville.

O Hellow iniciou com 2 mil alunos inscritos, que participaram de duas semanas de atividades. Eles responderam as questões disponibilizadas em um aplicativo sobre tecnologia e, a partir dos resultados, foi gerado um ranking de cada escola, em que os cinco primeiros colocados de cada ano formaram as equipes para participar do hackathon.

“O projeto busca contribuir com o desenvolvimento das competências digitais dos estudantes. Na edição deste ano, os alunos vão discutir um ponto fundamental para os usuários da internet, a cidadania digital, uma atitude imprescindível para navegar de forma crítica e consciente nas redes sociais”, explica o diretor executivo da Secretaria de Educação, Cleberson de Lima Mendes.

A jornada teve início nesta terça-feira (11), com as instruções do Senai sobre o desafio a ser realizado. A pergunta chave é “como conscientizar os jovens sobre o compartilhamento de informações nas redes sociais?”. Os alunos começaram a desenvolver o trabalho no primeiro dia e terão a tarde de quarta-feira (12) para conclusão.

Para o aluno da Escola Municipal Vereador Arinor Vogelsanger, Abiel Gomes Colombo, de 15 anos, o Hellow é uma atividade divertida, em que são desenvolvidas habilidades que serão usadas futuramente na vida pessoal e profissional. “Eu acho que nos estimula muito a liderança, a organização, o trabalho em grupo e como fazer as coisas dentro de um tempo limite, de forma prática”, comenta.

Durante o hackathon, os estudantes precisam criar uma solução para a pergunta, em um formato de produto, aplicativo, ideia ou outro formato. Durante o processo, eles utilizam instrumentos apresentados pelo Senai para facilitar o trabalho, como construção de persona, brainstorming e storytelling.

Ao fim da jornada, 50 alunos do 8º ano e outros 50 estudantes do 9º ano ganharão como prêmio um curso de “Introdução aos Jogos Digitais – Criança seu primeiro game”, no Senai.