Alunos da Rede Municipal de Joinville se apresentam na Mostra Dança na Escola

Publicada em 07/10/2022 às 12:32
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A noite da última quinta-feira (6/10) foi de realização para cerca de 200 alunos da Rede Municipal de Joinville que subiram ao palco do Teatro Juarez Machado para participar da Mostra do Programa Dança na Escola. Crianças e adolescentes de oito escolas públicas municipais começaram a mostrar o resultado das aulas e ensaios promovidos desde o início do ano letivo no contraturno escolar.

Coreografias de danças populares, jazz, sapateado, balé e danças urbanas foram apresentadas aos familiares e a representantes da comunidade escolar, em um momento que foi de estreia para os alunos e de muito orgulho para as famílias.

“Eu já tinha visto a Ágata dançar na escola, mas no palco de um teatro foi a primeira vez. E, do Yuri, foi a primeira apresentação dele. Quase chorei, foi muito emocionante”, conta Rosemeri Felipe Querino, avó materna de Ágata Lara Quirino Constâncio e Yuri Constâncio, alunos da Escola Municipal Padre Valente Simioni.

Ágata, que é aluna do 7º ano, havia iniciado as aulas de sapateado em uma academia de dança no início de 2020. Com a chegada da pandemia de Covid-19, a menina viu as aulas da escola de dança serem suspensas e da escola regular passarem para a modalidade à distância. A retomada do Programa Dança na Escola em 2022 e, com ela, a chegada da professora Marise Moreira para ensinar sapateado aos alunos, contribuiu para resgatar a rotina normal.

“Ajudou a trabalhar minha autoestima, ajudou em tudo. Eu me sinto mais leve”, diz a adolescente.

O Programa Dança na Escola foi criado na Rede Pública Municipal em 1999. Nos anos de 2020 e 2021, as aulas ficaram suspensas devido às regras do Plano de Contingenciamento Escolar contra a Covid-19. O programa foi reativado em março de 2022, com atendimento a cerca de 500 alunos do Ensino Fundamental em contraturno.

“O objetivo dessas aulas é contribuir para o crescimento dos alunos no âmbito bio-psico-social. Eles aprendem a trabalhar em grupo e desenvolvem a criatividade e a disciplina. A Mostra de Dança é consequência deste trabalho. Ela funciona como a primeira experiência de palco para os alunos e é um momento para mostrar às famílias tudo o que vivenciaram durante o ano”, explica a coordenadora do programa, Claudeli Ana Braz.

Nesta sexta-feira, a Mostra de Dança continua, com apresentações exclusivas para convidados. Até o fim do ano, os alunos vão fazer apresentações na Festa das Flores e no Natal de Joinville.