Alunos da Rede Municipal de Ensino de Joinville são os participantes mais jovens aprovados em Jornada de Empreendedorismo

Publicada em 07/07/2022 às 18:17
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Sete adolescentes de Joinville de 12 a 16 anos tornaram-se os participantes mais jovens da história da Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação, a Jornada JEDI, evento idealizado e executado pelo Join.valle para desenvolvimento e validação de startups.

Em meio a estudantes universitários e empresários, os meninos enfrentaram todas as etapas ao longo de três semanas de workshops, treinamentos e mentorias enquanto trabalhavam em seu projeto: um aplicativo que busca resolver o problema de indisponibilidade das pessoas para receber produtos comprados online.

Na final da Jornada Jedi, das 19 equipes que participaram do evento, seis tiveram os projetos totalmente aprovados. Entre eles está o dos alunos da Escola Municipal Padre Valente Simioni, que ficaram com a terceira melhor média.

Segundo o diretor-presidente do Join.Valle, Dionei Domingos, a disciplina no cumprimento do roteiro da jornada, a aplicação da equipe e a efetividade nas entregas das tarefas foram exemplares. Outro destaque foi a alegria e empolgação dos meninos durante as atividades presenciais, que facilitaram a interação com os demais participantes e com os mentores – nenhuma etapa foi facilitada para ajudá-los por serem mais jovens que os outros.

“Eles estiveram muito próximos de vencer a jornada nos quesitos de desenvolvimento do projeto e cumprimento de tarefas. Ao final, acabaram não atingindo a pontuação para receber o aporte financeiro, mas foram aprovados com destaque e receberão todos os benefícios junto aos demais projetos aprovados, como mentoria, incubação virtual e tempo em coworking,” afirma Domingos.

Os alunos terão uma atenção exclusiva do Join.Valle e de um grupo de mentores, que auxiliará nos próximos passos, inclusive na aproximação com empresas e universidades interessadas em apoiar o projeto.

Quem são os alunos

Alunos de sétimo, oitavo e nono ano da Escola Municipal Padre Valente Simioni, localizada no bairro Iririú, e integram o Clube de Robótica da unidade. No início de 2022, receberam o desafio de criar um projeto inovador focado em transporte e logística para participarem da etapa regional do torneio de robótica First Lego League (FLL), que ocorreu em Criciúma em março. Para isso, precisavam escolher um problema real e apresentar uma solução.

“A decisão de tentar resolver o problema das entregas de produtos partiu deles, a partir de conversas e pesquisas. Além de viabilizar a entrega e solucionar o problema do comprador, eles ainda pensaram em uma solução que garante renda extra a outro usuário do aplicativo”, conta a professora integradora de mídias, Gilmara Zanella, que atuou como mentora da equipe ao lado da professora Daniela Pereira.

Ao voltarem da etapa regional da FLL com o segundo lugar na categoria projeto de inovação, os meninos foram convidados pelo diretor-executivo do Join.Valle, Fabiano Dell Agnollo, para a 8ª edição da Jornada JEDI