Alunos da Rede Municipal de Ensino concluem o projeto-piloto Bombeiro Aprendiz

Publicada em 18/11/2021 às 12:24
Relacionado a:

Os alunos da Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho, no bairro Jarivatuba, receberam seus certificados de conclusão do projeto-piloto Bombeiro Aprendiz. Entre os concluintes, crianças de primeiro ao nono ano que finalizaram uma etapa importante: agora são bombeiros aprendizes, preparados para reagir da forma correta em situações de emergência.

O evento foi realizado na quadra de esportes da unidade escolar com a presença do prefeito Adriano Silva e da vice Rejane Gambin, além do do secretário de Educação, Diego Calegari; do comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Carlos Kelm; e do diretor-executivo da Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários, Matheus Cadorin.

A cerimônia contou com estudantes de 6 a 15 anos representando os 465 alunos da Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho que participaram do projeto-piloto Bombeiro Aprendiz. Professores, cozinheiras e um profissional terceirizado também receberam seus certificados, representando os 75 funcionários da unidade escolar que participaram do projeto e tornaram-se brigadistas.

“A formada de brigadas nas escolas, como a que estamos tendo aqui hoje, é algo tão importante que estava no meu plano de governo. Como bombeiro voluntário, sei como é importante estarmos preparados para situações de emergência”, destaca o prefeito.

O prefeito ainda parabenizou a participação dos pais e familiares de alunos que compareceram ao evento, e destacou a importância do engajamento das famílias nas atividades escolares. O secretário de Educação, Diego Calegari, também reforçou a importância da participação dos estudantes em oficinas e treinamentos oferecidos nas escolas, em momentos que vão além do currículo tradicional.

“Estamos falando de uma coisa brilhante: o conhecimento que pode ajudar a salvar vidas. Quem sabe, no futuro, tenhamos bombeiros entre os alunos que agora estão recebendo estes certificados de aprendizes”, afirmou o secretário.

Projeto preparou alunos e servidores para situações de emergência

O treinamento de alunos e profissionais foi realizado entre setembro e outubro, com instruções diferentes para cada faixa etária. Os alunos mais velhos, do sétimo ao nono ano, aprenderam sobre primeiros socorros e abandono de área em caso de incêndios e acidentes. Os mais novos, do primeiro ao sexto ano, receberam somente parte deste conteúdo, considerando a faixa etária. A equipe de servidores da escola, entre servidores e terceirizados, receberam a capacitação completa de brigadistas.

“Este é momento muito importante, mas acredito que só teremos noção da importância daqui a alguns anos, quando pudermos avaliar os resultados. Nosso objetivo é que as escolas de Joinville sejam as mais seguras do país, afinal, é onde estão o que temos de mais precioso”, afirmou Cadorin.

O aluno do 2º ano, Gustavo Budal Arins, era um dos aprendizes que receberam o certificado nesta terça-feira. A mãe, Mariana Budal Arins, estava entre os familiares orgulhosos que foram acompanhar o evento.

“Ele começou a falar em se inscrever no Bombeiro Mirim em 2022 depois de participar do projeto. E todo dia voltava para casa eufórico com um aprendizado novo, nos contando o que tinha aprendido, e se mostrando preocupado para que todos estivessem preparados caso acontecesse alguma emergência”, conta a mãe.