Alunos da Rede Municipal de Ensino atuam como detetives da dengue no combate ao mosquito Aedes aegypti

Publicada em 11/04/2025 às 11:20
Relacionado a: Vigilância Ambiental - SES.UVS.VAM, Secretaria da Saúde - SES, Escola Municipal Prefeito Max Colin - SED.UEF.EMPMC

As Escolas da Rede Municipal de Ensino de Joinville fizeram uma atividade especial de combate ao mosquito Aedes aegypti. Todas as unidades de Ensino Fundamental contaram com alunos como detetives da dengue para realizar o checklist do projeto 10 Minutos Contra a Dengue.

Em uma parceria entre a Secretaria de Educação com a Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, a mobilização ocorreu nos ambientes das Escolas para identificar objetos ou situações que poderiam se tornar em eventuais focos da dengue.

Segundo o gerente da Vigilância Ambiental, Anderson da Silva, a atividade serve para que as crianças se sintam parte do processo de combater a dengue e levem informação para os familiares em casa.

“É muito importante essa conscientização, de que não é apenas dever do poder público, mas também de cada cidadão joinvilense cuidar da dengue na sua casa e ajudar a combater os locais que são criadouros do mosquito”, explica.

Detetives da dengue em ação

Na Escola Municipal Prefeito Max Colin, a Vigilância Ambiental esteve presente para ajudar na inspeção. Alunos do 4º ano assistiram a uma peça de teatro de fantoches para conscientizar sobre o combate à dengue e, na sequência, puderam observar larvas do mosquito.

Por fim, os estudantes saíram pelo pátio da escola na companhia de um personagem do mosquito para fazer a inspeção. A aluna Rafaela Rezini Rosa, de 9 anos, participou de toda a ação e ficou feliz com o resultado.

“Eu achei bem criativo mostrar para as crianças como evitar a dengue e o quanto isso melhora a saúde”, conta.

A estudante já aprendeu todas as informações sobre a dengue e repassou aos familiares. Em casa, ela faz questão de limpar o espaço em que ficam as comidas da cachorrinha da família. Além disso, deixa algumas dicas de como evitar o mosquito: “tirar folhas das calhas, tirar água dos pneus, verificar se a caixa d’água está fechada e colocar areia nos vasinhos”, sugere.

Dez Minutos Contra a Dengue

No site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/DezMinutosContraDengue) há materiais orientativos de como fazer a vistoria, inclusive com um cronograma que pode ser impresso para ajudar o morador. Esse material pode ser livremente usado por qualquer pessoa, instituição, escola ou empresa.

O último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) realizado no início deste ano mostrou que a maioria dos focos de dengue estão em residências em Joinville. Dos 5.512 pontos visitados, distribuídos por todos os bairros do município, foram verificados 415 focos do mosquito Aedes aegypti.

A pesquisa mostrou a alta concentração de focos do mosquito Aedes aegypti em residências, responsáveis por 80% das infestações.

Predominaram os focos em pequenos depósitos móveis, como baldes e pratos, correspondendo a 35% dos focos. Lixo (recipientes plásticos, latas), entulhos e sucatas correspondem a 24% dos focos.

Compartilhe

Skip to content