Águas de Joinville utiliza novo sistema de pavimentação em ruas com mais movimentação de veículos

Publicada em 14/09/2023 às 16:17
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

Com o objetivo de melhorar o trânsito em ruas que receberam obras na rede de água e esgoto e possuem grande fluxo de veículos, a Companhia Águas de Joinville começou a utilizar um novo sistema para repavimentação. O objetivo é liberar o trânsito de forma mais rápida e segura, após a conclusão do serviço.

Após o local receber uma obra ou passar por manutenção, é necessário aguardar que o solo seja compactado para receber o asfalto definitivo. Uma prática comum é a colocação de material para que a via fique no mesmo nível do asfalto. Porém, parte do material acaba se espalhando na rua com a passagem dos veículos.

Para minimizar esse impacto, ao finalizar as obras de manutenção, está sendo utilizada uma técnica denominada pintura asfáltica nos recortes abertos. A medida é uma solução provisória, até a aplicação do pavimento definitivo.

“O novo procedimento dará mais segurança aos motoristas e procura evitar problemas com reposições no pavimento nessas vias que recebem grande fluxo de veículos. A aplicação do ligante ou do asfalto frio é realizada rapidamente. Assim, o tempo de interdição no trânsito é pequeno”, afirma Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Águas de Joinville.

Como funciona a técnica

Esse recurso de pavimentação provisória será usado em ruas com grande movimento, além de vias que possuem Unidades de Pronto Atendimento, hospitais, escolas e Unidades do Corpo de Bombeiros.

O investimento estimado no período de 2023 até 2025, é de R$ 3 milhões. Na prática, serão utilizados dois tipos de material, um para dias secos e outro para dias de chuva.

Em dias secos, após o fim da manutenção na rede e fechamento da vala, é colocada uma quantidade de bica corrida, um material serve como base para posterior aplicação do revestimento. Por cima dela, é aplicado um ligante asfáltico que evita a saída das pedras. Depois, é colocado pó de pedra e a vala é compactada com uma placa vibratória.

Em dias de chuva, será aplicado asfalto frio, material resistente à água, sobre a bica corrida. Depois, também é passada a placa vibratória. Nos dois casos, após a compactação, o pavimento é marcado com as palavras “Provisório CAJ” e a via fica liberada para o trânsito.

Com essa marcação de “provisório”, as pessoas que passarem pelo local têm a informação de que a Companhia vai voltar ao endereço para fazer a pavimentação definitiva, após a compactação do solo.

Essa técnica passou por uma etapa de estudos, análise e levantamento de custos antes da implantação. Nos meses de julho e agosto, também foi realizada uma fase de testes com a aplicação dos novos processos nas ruas Padre Kolb e Inambu. Na rua Timbó, onde a companhia está fazendo intervenções necessárias para ampliação da rede, o recurso também foi utilizado, pois é uma via que vai continuar recebendo benfeitorias.

O prazo para pavimentação definitiva continua sendo três dias úteis, tempo necessário para acomodação do material e programação da equipe que aplica o concreto asfáltico a quente.