Águas de Joinville segue com obras de modernização nos reservatórios da cidade

Publicada em 22/05/2023 às 11:41
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

No domingo (21/5), a Companhia Águas de Joinville finalizou a automatização de um equipamento que garante monitoramento on-line de possíveis vazamentos. Essa obra também gera mais agilidade nas obras de manutenção, reduzindo o tempo em que uma região fica sem abastecimento.

Os trabalhos ocorreram no R-7, reservatório que atende cerca de 150 mil moradores dos bairros Aventureiro, Jardim Iririú, Jardim Paraíso, Vila Cubatão, Vigorelli, além de parte do Comasa, Iririú e Zona Industrial Norte.

O reservatório recebeu uma nova válvula automatizada. Antes, a abertura e o fechamento eram feitos manualmente. Agora, é possível realizar manobras de registros e controle de vazão de forma remota e mais rápida.

“Além de reduzir o impacto das obras e rompimentos de rede junto à população, a tecnologia aplicada no sistema de abastecimento também contribui para a redução das perdas de água, porque confere mais agilidade e eficiência na detecção e nos consertos de vazamentos”, diz Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Águas de Joinville.

A Águas de Joinville aproveitou o mesmo dia para executar duas obras no bairro Jardim Iririú, evitando impactos para a comunidade em outras datas.

Em dois trechos da rua Waldemar João Domingos, houve a instalação de registros de rede. Esses registros isolam um trecho menor durante manutenções na tubulação e, com isso, reduzem o número de imóveis atingidos por falta de água no caso de situações inesperadas.

Outros reservatórios também serão automatizados

Os reservatórios R-2 e R-6 também terão válvulas automatizadas ainda em 2023. O R-2 abastece cerca de 52 mil moradores dos bairros Santo Antônio, Costa e Silva e Zona Industrial Norte. A previsão é de que a melhoria comece a ser executada na próxima quinta-feira (25/5).

Já o R-6 atende 9 mil pessoas que residem na Zona Industrial Norte e no distrito de Pirabeiraba. Em abril deste ano, a Companhia fez a automatização da válvula do R-8, reservatório localizado no Bom Retiro e que abastece cerca de 85 mil pessoas dos bairros América, Bom Retiro, Costa e Silva, Iririú, Jardim Sofia, Saguaçu, Santo Antônio e Zona Industrial Norte.