Águas de Joinville recebe selo de empresa cidadã do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Publicada em 13/07/2023 às 17:58
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Águas de Joinville recebeu, pelo segundo ano, o certificado de empresa cidadã do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). O reconhecimento foi concedido à Companhia devido ao formato inclusivo do processo seletivo de jovens aprendizes.

“Promover a inserção de jovens no mercado de trabalho faz parte, também, do nosso compromisso com a responsabilidade social”, destaca Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Companhia.

Em 2023, a Companhia contratou 16 jovens aprendizes para atuar em serviços administrativos. Todos fazem parte de famílias em situação de vulnerabilidade social e que possuem cadastro na Secretaria de Assistência Social de Joinville (SAS). Os jovens se dedicam ao curso de assistente administrativo no Senai em um período e, no outro, ao trabalho na Companhia.

Alisson Apolinario é um desses jovens. Ele entrou na turma de aprendizes de 2023 com 17 anos. “Aqui é incrível, desde a equipe até as condições de trabalho”, afirma. Alisson conta que quer ser matemático, ajuda no orçamento da casa com o vale-alimentação e, parte do salário, ele guarda para o seu futuro.

A jovem Camilli Vieira também entrou esse ano e tem uma rotina intensa. Estuda no Senai pela manhã, trabalha à tarde na Companhia e à noite faz ensino médio regular. Parte do salário que recebe, ela guarda para a faculdade. Camilli vai fazer o Enem esse ano e também irá participar do concurso público da Águas de Joinville. “É uma oportunidade ótima trabalhar aqui, uma experiência para a vida”, define.

Programa Novos Caminhos

Desde 2012, a Companhia recebe anualmente jovens em busca do primeiro emprego e que trabalham em diferentes áreas da empresa. Já fizeram parte da ação 153 jovens aprendizes.

A partir de 2017, foi firmada uma parceria entre a Águas de Joinville e a Prefeitura de Joinville, por meio do Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores de Joinville (Cepat) e Secretaria de Assistência Social. Essa parceria permitiu dar prioridade para a contratação de aprendizes em situação de vulnerabilidade social.

Com isso, a Companhia passou a integrar, automaticamente, o Programa Novos Caminhos do TJ-SC. Esse é o segundo ano que a Águas de Joinville recebe o selo de empresa cidadã.

O certificado de Empresa Cidadã é concedido pelo TJ-SC a empresas catarinenses, públicas ou privadas, responsáveis por abrir suas portas aos adolescentes atendidos pelo Programa Novos Caminhos, seja por meio de vagas de estágio, de jovem aprendiz ou de emprego formal.

O Programa é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).