Águas de Joinville recebe, do Governo Federal, o Selo Aliança pelas Águas Brasileiras

Publicada em 07/03/2022 às 19:22
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

O Programa Águas para Sempre, da Companhia Águas de Joinville, foi um dos 12 projetos contemplados em todo o Brasil para receber o Selo Aliança pelas Águas Brasileiras, concedido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional. A iniciativa de Joinville é a única da região Sul do país que recebeu o reconhecimento. O evento de entrega do selo ocorreu hoje (7/3), em Brasília, com a presença de Giancarlo Schneider, diretor-presidente da Companhia.

O Programa Águas Para Sempre consiste em Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), instrumento que visa recompensar financeiramente, de forma proporcional, os proprietários rurais de uma área delimitada – hoje, a região próxima à captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do rio Cubatão, principal manancial de Joinville. O PSA é concedido após o desenvolvimento de ações de conservação dos recursos hídricos, proteção das áreas naturais, restauração de áreas degradadas, incentivo à destinação correta de resíduos e busca de soluções para efluentes, entre outras.

“Somos privilegiados porque temos uma disponibilidade hídrica muito boa na nossa região e o programa, justamente, contribui para a preservação dessa condição. Temos que ter uma visão de longo prazo no uso dos recursos hídricos, voltada à sustentabilidade, preservando e garantindo que as futuras gerações também tenham disponibilidade deste recurso natural tão importante”, destaca Giancarlo.

Esta foi a primeira edição da condecoração do Programa Águas Brasileiras, que visa reconhecer projetos de revitalização de bacias hidrográficas em todo o país. O objetivo é ampliar a segurança hídrica a partir de ações integradas voltadas ao aumento da disponibilidade de água, melhoria de qualidade de vida e das condições socioambientais.

Selo Aliança pelas Águas Brasileiras

O Selo foi criado em março de 2021 pelo programa Águas Brasileiras, uma agenda estratégica do Governo Federal centrada no tema “água”, que busca convergir os esforços do governo, empresas e sociedade civil na implementação de projetos voltados para a revitalização de bacias hidrográficas. A certificação representa um reconhecimento oficial que um projeto de revitalização de bacia hidrográfica contribui para a segurança hídrica e para o desenvolvimento sustentável do país.