Águas de Joinville recebe aprovação para financiamento de aproximadamente R$ 627 milhões junto ao BID

Publicada em 22/11/2023 às 14:55
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville recebeu a aprovação do Senado Federal, nessa terça-feira (21), para um contrato de empréstimo de US$ 128 milhões – cerca de R$ 627 milhões – junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“O financiamento junto ao BID garante a continuidade das obras da Águas de Joinville que são muito importantes para alcançarmos a universalização do tratamento de esgoto aqui na nossa cidade”, destaca o prefeito Adriano Silva.

O processo de captação deste recurso foi iniciado em novembro de 2021, com o preenchimento da Carta Consulta. Após passar por diversas etapas de aprovação na esfera do Governo Federal, em 17 de novembro deste ano o processo foi despachado pela Casa Civil para o Senado Federal.

No Senado, a pauta teve apoio do relator do pedido de autorização, o senador Esperidião Amin, para que passasse pela aprovação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Após isso, houve a aprovação na plenária.

Com a aprovação do Senado, última etapa dentre os trâmites de aprovação, a expectativa é que a assinatura do contrato ocorra ainda em 2023, com liberação do recurso para as obras a partir de 2024.

“O aporte do BID será fundamental para avançarmos ainda mais nas nossas obras rumo à universalização dos serviços de esgotamento sanitário em Joinville. Além disso, projetos no sistema de abastecimento de água e voltados à redução de perdas também serão contemplados no financiamento”, afirma Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville.

O recurso será destinado para uma série de projetos e obras contempladas pelo programa do financiamento com o BID, chamado de Programa de Saneamento Básico Sustentável de Joinville (PROSAJ).

Entre os projetos do financiamento estão a ampliação do sistema de tratamento de esgoto do complexo Jarivatuba (ETE, linha de recalque e emissário), ampliação da futura Estação de Tratamento de Esgoto do Vila Nova, para atender também o bairro Morro do Meio, e melhorias no sistema de esgotamento sanitário. Também estão contempladas a implantação do novo Sistema de Abastecimento de Água Piraí Sul e melhorias de automação e modernização na Estação de Tratamento de Água do Cubatão.

Além disso, serão implementadas diversas ações de redução de perdas reais de água e medidas de eficiência energética em estações de bombeamento de água. As obras de esgoto beneficiarão aproximadamente 160 mil pessoas, e as de água, cerca de 170 mil pessoas.

No mês de setembro, durante o Brazil Development Forum, realizado em Washington, nos Estados Unidos, o prefeito Adriano Silva esteve na sede do BID, onde reforçou a importância do investimento para o saneamento básico dos joinvilenses.

O BID é uma organização financeira internacional criada em 1959 e é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe.