Águas de Joinville recebe aprovação de financiamento de R$ 270 milhões da Agência Francesa de Desenvolvimento

Publicada em 15/02/2022 às 16:35
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville recebeu a confirmação de aprovação do financiamento de R$ 270 milhões junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para projetos de água e esgoto, com foco em aumento da cobertura de esgotamento sanitário, melhoria da segurança hídrica e redução de perdas. As parcelas do recurso serão liberadas à medida que as obras forem avançando.

Entre os dias de 7 e 9 de fevereiro, uma comitiva da agência esteve na Companhia para discutir o contrato de instrução de crédito com a diretoria e equipe da Águas de Joinville. Os requisitos para uma contratação com a AFD incluem diversas diligências e detalhamento de informações técnicas, financeiras e socioambientais que precisam atender às exigências internacionais da matriz francesa.

Entre os projetos objetos do financiamento estão a modernização da ETA Piraí, instalação e substituição de redes de água, implantação de mais de 320 km de redes coletoras na zona Sul e de 26 mil novas ligações de esgoto.

As obras de abastecimento de água beneficiarão 150 mil pessoas e as de esgoto, aproximadamente 160 mil. Entre os benefícios das obras que receberão recursos da AFD destacam-se: incremento de 17% na cobertura de esgotamento sanitário na cidade, melhorias na saúde hídrica e revitalização dos rios de Joinville localizados na área de influência dos projetos.

Em setembro de 2021, representantes da agência francesa realizaram uma visita presencial nas unidades da Companhia, antes de passar pelas aprovações do comitê de crédito e do Conselho da AFD. A comitiva fez visitas técnicas às unidades e às obras de rede de água e esgoto, além de reuniões para detalhamento dos projetos.

“O financiamento foi motivado pelas boas práticas que a Companhia tem, seja na sua estrutura de governança, na gestão ambiental, nos nossos processos organizacionais e, claro, na robustez financeira da CAJ, que demonstram nossa condição de colocar esses projetos em prática. Será mais um passo importante para atingir os objetivos de universalização do acesso ao esgoto sanitário e de melhoria da distribuição de água no município de Joinville”, afirma André Romero, diretor Administrativo e Financeiro da Águas de Joinville.

A Agência Francesa de Desenvolvimento financia e acompanha projetos em mais de 100 países. No Brasil, está presente desde 2007, implementando, principalmente, projetos que visam melhorar a qualidade de vida da população e atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.